Quando em 1984 um ainda inexperiente James Cameron lançou aquela que é considerada uma de suas obras mais brilhantes, ninguém esperava que O Exterminador do Futuro tornaria-se o fenômeno que conhecemos. O longa-metragem nasceu de um pesadelo tido pelo diretor durante um sono de estado febril, transformando-se na gênese de uma franquia que até hoje mexe com Hollywood.
Um dia, durante uma viagem à Itália, Cameron ficou bastante doente e começou a manifestar um quadro preocupante de febre. Ao dormir, o cineasta teve um sonho estranho com um esqueleto cromado olhando para ele através de uma coluna de fogo, elemento que serviu de inspiração para rabiscar o esboço de The Terminator (no original).
Estrelado por Arnold Schwarzenegger - que ainda não havia se tornado a estrela que conhecemos - e Linda Hamilton, o longa propôs um futuro pós-apocalíptico em que as máquinas dominaram o mundo. Com o objetivo de eliminar John Connor, o corajoso líder da resistência humana, uma inteligência artificial chamada Skynet envia então um avançado ciborgue ao passado para matar a mãe do rapaz, evitando que ele nasça.
James Cameron jogou Avatar 2 no lixo ANTES de O Caminho da Água porque faltava algo essencial: “Marcou todas as caixas, exceto uma”O GRANDE ARREPENDIMENTO DE JAMES CAMERON
Enquanto o filme era apenas um roteiro, Cameron recebeu diversas ofertas de compra vindas de estúdios que não estavam interessados em contratá-lo como diretor por ser inexperiente. Após recusar acordos endinheirados, ele acabou vendendo o projeto por mero um dólar - isso mesmo - para a produtora Gale Anne Hurd, sob a condição de que pudesse comandar a obra.
Mais à frente, Cameron admitiu que se arrependeu da decisão, afirmando que se tivesse uma máquina do tempo, voltaria para reverter o erro. Como todos sabem, O Exterminador do Futuro tornou-se um dos maiores sucessos da ficção científica hollywoodiana, rendendo rios de dinheiro para os envolvidos.
Sete anos depois, o cineasta levou às salas escuras O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final, uma obra ainda mais amada e de maior sucesso financeiro. A partir daí, a porta foi aberta e diversos títulos envolvendo a mitologia foram produzidos, tornando a jornada de John Connor ainda mais complexa.
Para quem quiser conferir com os próprios olhos, os dois primeiros capítulos estão disponíveis no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!