Em 1999, um filme de terror foi lançado com uma aura tão perturbadora que até hoje algumas pessoas relatam problemas ao vê-lo. Críticos o descrevem como “quase inassistível”, muito por sua temática gráfica e excesso de violência. O longa-metragem foi produzido no Japão, assinado pelo mestre da polêmica, Takashi Miike.
Na trama de Audition, acompanhamos a história do executivo Shigeharu Aoyama, que sete anos após a morte da esposa, é convidado para participar de um teste para a escolha de uma atriz. Ao analisar os currículos competidores, sua atenção é capturada por Asami Yamazaki, uma bela jovem com quem tem algumas coisas em comum.
No dia da audição, Aoyama enfim conhece a moça, convidando-a para jantar. Após alguns encontros, nosso protagonista se vê completamente apaixonado, mas mal sabe ele que um destino trágico está em seu encalço.
Na Netflix: O violento filme de terror que fez sucesso na plataforma e dura apenas 100 minutos, mas nem todos conseguem chegar ao fim"CAUSADOR DE MAL-ESTAR"
Considerado um filme para os de estômago forte, Audition é responsável por inúmeros abandonos em salas de cinema através dos anos. Para se ter ideia, uma cena em particular envolve tortura de maneira lenta e detalhada, com direito a lâminas, fios, serras e também agulhas.
Takashi Miike é conhecido como um dos diretores mais controversos do Japão, produzindo, desde os anos 1990, mais de 60 longas. O cineasta possui no currículo obras de extrema violência, como Ichi the Killer, Dead or Alive, Graveyard of Honor e mais.
No Rotten Tomatoes, Audition aparece com 80% de aprovação da crítica, através de um consenso de que temos em mãos “um audacioso e perturbador filme de terror responsável por chocar o espectador”. Mais reações também chamam a obra de “brutal” e “causadora de mal-estar”, além de outras opiniões que seguem pelo mesmo caminho.
No fim das contas, a temática principal de Audition mergulha no âmbito da solidão humana, um assunto recorrente no cinema japonês. Os diretores do país são famosos por suas maneiras ímpares de retratar o sentimento, buscando, muitas das vezes, a visceralidade.
Conhecido no Brasil também pelo nome de O Teste Decisivo, no elenco, nomes não tão conhecidos assim da grande indústria estão presentes, como Ryo Ishibashi, Jun Kunimura, Miyuki Matsuda e mais.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!