Em 1999, 15 anos depois de ver Darth Vader morrer nos braços de seu filho Luke no final de O Retorno de Jedi, os fãs de Star Wars estavam esperando ansiosamente para testemunhar o renascimento da saga. Dirigidos pelo próprio George Lucas, os três novos episódios da famosa franquia prometiam contar ao público as origens do vilão mais popular do cinema.
Anos antes de se tornar o sombrio Lorde Sith que conhecemos, Vader ainda era um jovem garoto de Tatooine chamado Anakin Skywalker.
Um personagem de renome mundial
Particularmente cobiçado devido à escala do evento, o papel do aprendiz Jedi tinha o potencial de levar o sortudo ao estrelato de Hollywood pelo resto de sua carreira. Mas, infelizmente, o destino decidiu o contrário para o intérprete do jovem Anakin.
Na verdade, foi o ator americano Jake Lloyd, então com cerca de dez anos, que recebeu a responsabilidade de interpretar o prestigioso personagem. Conhecido apenas por seus papéis em De Bem com a Vida, de Nick Cassavetes, e na comédia natalina Um Herói de Brinquedo, ao lado de Arnold Schwarzenegger, o garoto partiu para a galáxia de Lucas na companhia de Liam Neeson, Natalie Portman e Ewan McGregor (entre outros).
Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma foi um grande sucesso quando foi lançado nos cinemas, chegando a ser o segundo maior sucesso de todos os tempos, atrás apenas de Titanic, mas essa popularidade repentina não teve um impacto positivo na vida cotidiana de Jake Lloyd. Muito pelo contrário.
Como o jovem ator disse anos depois, seu papel na saga Star Wars e seu novo status de astro do cinema lhe renderam muito bullying dos colegas de escola. “As outras crianças eram muito más comigo”, confidenciou ele em 2012, de acordo com o Daily Mail.
Elas imitavam o som de um sabre de luz toda vez que me viam. Era uma loucura total. Minha carreira escolar inteira foi um inferno, e eu tinha que fazer até 60 entrevistas por dia.
O fato é que, depois de sua participação na saga Star Wars, Lloyd quase nunca mais pisou em um set de filmagem – exceto em 2001, no drama Madison, com Jim Caviezel.
Depois de tentar estudar psicologia, ele teve problemas com a lei, sendo detido por excesso de velocidade em 2015 e preso. Em 2016, ele foi diagnosticado com esquizofrenia e internado em uma instituição psiquiátrica por um tempo, antes de retornar para sua família para tratamento em casa
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!