A conversa sobre a fatiga de filmes de super-herói não é nova, mas vem se intensificando ao longo dos últimos anos. Um fato que tem colaborado para que essa ideia se propague e ganhe força é empírico: a maioria dos últimos longas baseados em histórias em quadrinhos amargaram em suas respectivas bilheterias e expectativas de performance.
Paul Dano, ator conhecido por seus trabalhos em Dinheiro Fácil, Os Fabelmans e recentemente por Sr. e Sra. Smith, acaba de contribuir para a conversa. Em uma longa entrevista ao The Independent, o ator utilizou Batman (2022) para dar a sua opinião sobre essa discussão.
Em meio à fadiga de super-heróis, diretor de Echo defende nova série da Marvel: “Honestamente nunca foi visto antes”“Existem muitos filmes de quadrinhos onde você simplesmente sabe o que vai conseguir. Lendo o roteiro de Batman, você sabia que era um filme de verdade. Cada frase… isso é apenas [escritor/diretor] Matt Reeves”, disse ele sobre o fato do projeto ter os pés no chão.
Nos últimos meses, produções como As Marvels, Shazam! Fúria dos Deuses, Aquaman 2: O Reino Perdido e Madame Teia, talvez tenham optado por se sustentar na marca ao invés de investir em roteiro e direção - esse é o ponto indicado pelo astro.
“É um momento interessante onde todo mundo tem que pensar, 'OK – e agora?' Esperançosamente, a partir disso, alguém dará nova vida aos [filmes de quadrinhos] ou algo mais florescerá que não sejam super-heróis. Tenho certeza de que ainda haverá alguns bons por vir, mas acho que é um momento bem-vindo”, reflete.
“É uma coisa maior também”, ele continua. “Assim que a palavra 'conteúdo' entrou naquilo que fazemos – significando fazer filmes ou TV – ela significou quantidade em vez de qualidade, o que considero um grande erro. E certamente não preciso disso como espectador ou como artista.”
"Cansativo": James Gunn acredita na saturação dos filmes de super-heróis, mas rejeita senso comumAinda não está certo se Paul retornará para a franquia de Matt Reeves, mas há espaço para que o vilão tenha mais algumas aparições no universo que está começando a se expandir com a sequência de Batman e a série Pinguim. Além da série de Donald Glover, o ator ainda faz a narração de O Astronauta, novo filme de Adam Sandler para a Netflix.
Batman está disponível no catálogo da Max.