Três anos se passaram e a aguardada continuação de Duna finalmente está chegando aos cinemas. Com Timothée Chalamet de volta ao papel do protagonista Paul Atreides, a segunda parte da ficção científica dirigida pelo aclamado diretor Denis Villeneuve (Blade Runner 2049) nos leva de volta a Arrakis, aos vermes da areia e à disputa de poderes baseada na obra literária de Frank Herbert.
Calma, nós sabemos: é muita informação. Para te ajudar a recapitular os principais acontecimentos do filme de 2021 e não ficar perdido em Duna: Parte 2, fizemos um "resumo" de Duna e listamos os 7 pontos mais importantes de que você precisa se lembrar antes de assistir ao novo filme.
Paul Atreides: Poderes e treinamento
Nosso protagonista vem de uma família influente e, durante toda sua vida, foi treinado para ser um líder. Graças aos conhecimentos passados por sua mãe, Lady Jessica (Rebecca Ferguson), Paul desenvolveu grandes habilidades de controlar a si mesmo e aos outros – um de seus grandes “poderes” é o uso da Voz, uma habilidade de comando que faz com que quase todos sejam forçados a obedecer as ordens que ele verbalizar.
Uma característica fundamental do personagem são suas visões. No início, Paul acredita estar tendo sonhos inexplicáveis, mas, mais tarde, descobrimos que se tratam de visões do futuro. O personagem é dotado de presciência e consegue antecipar momentos importantes.
Lady Jessica e as Bene Gesserit
A mãe de Paul Atreides faz parte de um poderoso grupo formado apenas por mulheres que influenciam em toda a política, religião e filosofias do mundo. Agindo de forma “sorrateira” há milênios, as Bene Gesserit passam por um treinamento tão rigoroso para controlar o próprio corpo que podem escolher, inclusive, o gênero dos filhos, entre outras habilidades como, por exemplo, saber quando alguém está falando a verdade e decifrar intenções.
No início de Duna, descobrimos que a união entre Jessica e o Duque Leto Atreides (Oscar Isaac) foi arquitetada pelas Bene Gesserit para que ela desse a luz à uma menina que, mais tarde, geraria uma criança com o herdeiro da poderosa família Harkonnen. Os “cruzamentos” genéticos arquitetados pelo grupo tinham o objetivo de criar o Kwisatz Haderach, uma espécie de messias detentor de um conhecimento tão poderoso que poderia mudar a humanidade – sob o controle delas, é claro.
No entanto, Jessica e o Duque Leto se apaixonaram e a mulher quis dar a ele um herdeiro, Paul, cujo talento e treinamento o colocaram no radar das Bene Gesserit como uma esperança para a ascensão do Kwisatz Haderach.
Atreides x Harkonnen: Traição e morte do Duque Leto
A família Atreides é designada pelo Império (a principal força política e econômica do universo) para governar o planeta desértico de Arrakis, mas tudo não passava de uma emboscada. Lá já estavam os Harkonnen, Casa rival dos Atreides há muitas gerações liderada pelo Barão Vladimir (Stellan Skarsgard) – eles são os vilões do filme e, com o aval do Império, querem impedir que os Atreides se tornem poderosos demais e conquistem o povo.
Leto Atreides foi traído pelo seu médico que, até então, era completamente da confiança da família. Sob ameaça do Barão Harkonnen, o Doutor Wellington Yueh (Chang Chen), entrega Leto, que acaba sendo atacado e morto – mas não sem antes equipá-lo com um veneno que o permite matar diversos Harkonnen junto com ele, exceto o Barão, que consegue escapar.
Arrakis: Povo fremen, vermes de areia e a especiaria
Os Harkonnen acreditam que o ataque matou todos os Atreides, mas, na verdade, Paul e Lady Jessica conseguem escapar e acabam se juntando aos Fremen, o povo nativo do planeta Arrakis. A principal figura de liderança entre eles é Stilgar (Javier Bardem), que aceita Paul e a mãe como parte de seu grupo – do qual faz parte Chani (Zendaya), uma jovem que o protagonista via sempre em seus sonhos/visões e por quem acaba se apaixonando.
Vale lembrar que as dunas de Arrakis são povoadas pelos vermes da areia, criaturas mortais e gigantescas que, quando identificam certos movimentos, emergem das profundezas. É de lá que vem também o mélange, chamado de "a especiaria", uma substância valiosa e crucial no universo de Duna.
A especiaria (que é responsável pelos olhos azuis dos Fremen) é capaz de melhorar a mente humana, aumentar a expectativa de vida e dar força, mas também é altamente viciante – de forma geral, a abstinência leva à morte.
Como termina Duna: Final do filme de 2021
A parte 1 de Duna termina como Paul e Lady Jessica vivendo entre os Fremen após a queda de sua Casa. Paul quer vingança contra os inimigos de seu pai, ao mesmo tempo em que seus “poderes” ficam cada vez mais latentes e ele se torna uma figura de destaque entre o povo de Arrakis. É a partir daí que o segundo filme começa e acompanhamos, com novos personagens, o despertar de uma guerra e do amadurecimento de Paul.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!