Não há dúvidas sobre o personagem que marcou para sempre a vida e a carreira artística de Mark Hamill. O ator veterano, hoje com 72 anos, tem sido associado ao personagem Luke Skywalker, um dos heróis indiscutíveis da franquia Star Wars, por quase toda a sua vida: desde que interpretou o personagem primeira vez no primeiro filme, Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, em 1977, até suas recentes aparições na segunda temporada de The Mandalorian e no spin-off O Livro de Boba Fett.
Luke é o personagem de uma vida inteira para Hamill, mas, no final da década de 1970, quando Star Wars estava em seus primórdios e ainda não havia entrado para a história do cinema, ele queria se apropriar completamente do personagem e tentou impedi-lo de pronunciar uma frase que fazia parte do roteiro original de George Lucas.
Ao longo dos mais de 40 anos de vida da franquia, Hamill, que também reprisou seu papel na trilogia mais recente liderada por Daisy Ridley, deu inúmeras entrevistas, participou de convenções e fez várias declarações, mas é preciso voltar a uma entrevista de 1977 para descobrir algumas declarações interessantes que o então jovem ator fez ao programa Tonight Show de Johnny Carson.
Lembro-me de uma frase que pedi para [George Lucas] retirar do roteiro e ele finalmente o fez. [...] Nunca vou me esquecer disso até o dia em que eu morrer. Às vezes, eu sonho com essa frase.
Hamill tinha 26 anos de idade na época e sua determinação surpreendeu o apresentador. De acordo com o ator, houve uma fala de uma cena dentro da Millennium Falcon, especificamente quando a nave chega ao asteroide que um dia foi Alderaan, que a atravessou completamente.
“Harrison [Ford] diz: 'Olha, garoto, eu cumpri minha parte do acordo. Quando eu chegar a um asteroide, você, o senhor mais velho e o androide vão embora'. E a minha fala foi: 'Mas não podemos voltar atrás, o medo é a maior defesa deles, duvido que o sistema de segurança atual seja melhor do que era em Aquilae ou Sullust, e o que está lá certamente estará se dirigindo para um ataque em grande escala'.”
Como o ator explicou, a ideia era fazer com que seu personagem dissesse a frase rapidamente e, dada a complexidade da construção, ele teve problemas para conseguir recitá-la. Sua solução? Tentar convencer George Lucas de que ninguém fala assim.
Por fim, o diretor o ouviu e retirou a frase, e juntos eles criaram um dos filmes (e sagas) mais famosos e adorados da história do cinema. O que seria interessante descobrir é se, mais de quatro décadas depois, Hamill ainda se lembra da frase que lhe deu pesadelos.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!