Há 20 anos, Sofia Coppola realizava um grande feito em sua carreira ao lançar seu segundo longa-metragem, Encontros e Desencontros, estrelado por Bill Murray e Scarlett Johansson. O filme trouxe reconhecimento mundial para a cineasta, que venceu o Oscar de Melhor Roteiro Original, além de levar três prêmios no Globo de Ouro.
Com o filme, Coppola também foi uma das únicas 8 mulheres a serem indicadas a melhor direção no Oscar, que agora, no Oscar 2024, o feito foi atualizado por Justine Triet com Anatomia de Uma Queda.
Encontros e Desencontros é uma carta aberta de uma jovem Coppola
Coppola pode até ter causado muitos burburinhos com seu último filme, Priscilla, mas não é de hoje que a diretora lida com os holofotes, sejam eles positivos ou negativos. Apesar de carregar o sobrenome de seu pai, Sofia provou mais uma vez como estava comprometida a trilhar seu próprio caminho, sendo destaque nas grandes premiações.
O longa, que mais tarde se tornaria um clássico e referência para diferentes artistas, foi marcado por uma construção totalmente pessoal da diretora, que se inspirou em sua infância, quando seguia o trabalho de seu pai, Francis Ford Coppola, de hotel em hotel para dar forma ao roteiro.
Ela também utilizou suas vivências no Japão, quando tinha apenas 25 anos de idade, país em que se passa o filme. Traçando uma história sobre crescimento e solidão, Coppola ainda mantém muitos cinéfilos reféns com uma das frases mais misteriosas da história do cinema.
Qual é a história de Encontros e Desencontros?
Lost in Translation - no título original - acompanha a história de Bob Harris (Murray), um ator que conseguiu sua ascensão no mercado japonês, reconhecido como uma estrela de cinema por lá, e que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque.
Por sua vez, Charlotte (Johansson) é uma jovem recém-casada que está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo para trabalhar.
Sofrendo com o fuso horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir. Eles se encontram, por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos. Os dois estão em momentos distintos da vida, ainda assim, sentem a mesma solidão e questões cruciais sobre qual caminho seguir e quem eles querem ser.
Onde assistir Encontros e Desencontros?
O filme está disponível no catálogo do Prime Video e Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!