Titanic (1997) é um dos maiores clássicos do cinema, vencedor de 11 Oscars e quarta maior bilheteria da história, o que fez dos protagonistas Leonardo DiCaprio e Kate Winslet estrelas de Hollywood. Mas, ao contrário do que muitos imaginam, Winslet não ficou nada feliz com a fama que conquistou pelo papel de Rose DeWitt Bukater no filme.
Kate Winslet não suporta se ver em Titanic: "Eu mudaria todas as cenas"Em entrevista ao Net-a-Porter, Kate Winslet revelou como a fama por Titanic afetou sua carreira e vida pessoal. Segundo a atriz, indicada ao Oscar pelo filme de James Cameron, as coisas mudaram bastante para as mulheres na indústria desde que ela ficou famosa.
"É diferente agora. Mia [sua filha, também atriz] é muito independente. [As jovens agora] sabem como usar a voz", compara Winslet com a experiência que ela teve aos 22 anos.
Eu senti que tinha que ter uma determinada aparência, ou ser uma determinada coisa, e como a intrusão da mídia era tão significativa naquela época, minha vida era bastante desagradável
"Os jornalistas sempre diziam: 'Depois de Titanic, você poderia ter feito qualquer coisa e ainda assim escolheu fazer essas pequenas coisas'... e eu dizia, 'Sim, pode apostar a sua vida que eu fiz! Porque, adivinhe, ser famosa era horrível'. Fiquei grata, é claro. Eu tinha vinte e poucos anos e consegui um apartamento. Mas eu não queria ser seguida literalmente alimentando os patos", relembra sobre a exposição de sua vida pessoal.
Hoje em dia, aos 48 anos e vencedora do Oscar por O Leitor (2008), ela lida bem melhor com a fama que conquistou. "Oh, é uma palavra tão ridícula! Eu a uso com muita leveza. Não é um fardo, nada disso. [Titanic] continua trazendo muita alegria às pessoas. A única vez que penso, 'Oh Deus, esconda-se', é se estivermos em um barco em algum lugar".
Jack Dawson (Leonardo DiCaprio) é um jovem aventureiro que, na mesa de jogo, ganha uma passagem para a primeira viagem do transatlântico Titanic: um luxuoso e imponente navio, anunciado na época como inafundável, que parte para os Estados Unidos. Nele está também Rose DeWitt Bukater (Kate Winslet), a jovem noiva de Caledon Hockley (Billy Zane). Ela está descontente com sua vida, já que se sente sufocada pelos costumes da elite e não ama Caledon. Entretanto, ela precisa se casar com ele para manter o bom nome da família, que está falida. Um dia, desesperada, Rose ameaça se atirar do Titanic, mas Jack consegue demovê-la da ideia. Pelo ato ele é convidado a jantar na primeira classe, onde começa a se tornar mais próximo de Rose. Logo eles se apaixonam, despertando a fúria de Caledon. A situação fica ainda mais complicada quando o Titanic se choca com um iceberg, provocando algo que ninguém imaginava ser possível: o naufrágio do navio.