Indicado ao Oscar 2024, A Sociedade da Neve conta a história real de um dos maiores desastres aéreos, na qual uma equipe de rugby precisou lutar pela sobrevivência na Cordilheira dos Andes. O filme conta com cenas fortes que podem impressionar os mais sensíveis, incluindo canibalismo, mas ele poderia ter sido ainda mais chocante.
Bastidores de A Sociedade da Neve: 11 imagens dos protagonistas no local onde recriaram o acidenteO maquiador David Martí revelou em entrevista ao El País que A Sociedade da Neve poderia ser "um filme sangrento", mas o diretor J. A. Bayona decidiu descartar as cenas mais extremas – incluindo uma onde cabeças seriam cortadas e cérebros retirados.
"O Jota [apelido do diretor] sempre gosta de filmar todas as possibilidades, de ter a filmagem pronta para a edição final. Então, fizemos muitas coisas por ele. Desde comer medula até cortar cabeças e tirar cérebros, tudo. Dizíamos: 'Mas isso é necessário?' Ele queria tudo", contou Martí sobre as cenas explícitas que ficaram de fora da versão final.
"Quando perguntei por que ele havia retirado nosso trabalho, ele nos disse que o havia retirado porque achava insuportável assistir. 'Se as pessoas vissem isso, sairiam do cinema', ele nos disse. Jota queria que fosse muito realista, contasse tudo, mas sempre respeitando a privacidade dos sobreviventes", completou sobre a visão de J. A. Bayona.
Inspirado em uma história real e baseado no livro homônimo de Pablo Vierci, o filme espanhol A Sociedade da Neve fala sobre o caso trágico real que ocorreu em 1972, quando o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, cai em uma geleira no coração da Cordilheira dos Andes. Apenas 29 de seus 45 passageiros sobrevivem ao acidente. Presos em um dos ambientes mais inacessíveis e hostis no planeta, eles são obrigados a recorrer a medidas extremas para se manterem vivos.
A Sociedade da Neve está disponível no catálogo da Netflix.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!