Mais de 30 anos após seu lançamento nos cinemas, RoboCop ainda é um verdadeiro ícone de ficção científica dos anos 80, e, como O Exterminador do Futuro ou Alien, se tornou uma extensa saga revitalizada ao longo dos anos com melhores e piores resultados.
Além de sequências diretas do primeiro filme, a história também ganhou várias séries de televisão. Em 2014, Joel Kinnaman protagonizou um criticado reboot do filme original, dirigido por José Padilha com atores como Samuel L. Jackson e Gary Oldman. Alguns anos depois, foi iniciado um novo projeto e, embora a premissa parecesse promissora, ela nunca chegou a se concretizar.
Um retorno fracassado ao cinema
Após a reinicialização fracassada, em 2018 foi anunciado que Neil Blomkamp estava trabalhando em sua própria sequência do primeiro RoboCop: um projeto muito ambicioso e emocionante que veio diretamente dos roteiristas originais do filme, Ed Neumeier e Michael Miner.
O próprio Neumeier ficou encarregado de escrever o roteiro da sequência original, que ignoraria completamente Robocop 2 e Robocop 3 e, claro, o remake de 2014. Segundo o roteirista, o novo filme seria a “verdadeira continuação” do filme 1988. Uma vez com Blomkamp no comando das funções de diretor, Neumeier garantiria que o filme fosse o mais próximo possível do original, como se o próprio Verhoeven o tivesse dirigido.
"Teria sido melhor se não se chamasse Robocop": Joel Kinnaman defende remake do clássico de Paul Verhoeven, mas reconhece um grande problemaPorém, pouco tempo depois, Blomkamp deixou RoboCop Returns para dirigir outro projeto, e teve que ser substituído. O escolhido foi Abe Forsythe, que rapidamente assumiu o comando. Porém, não por muito tempo, já que o projeto ficaria paralisado e, posteriormente, seria cancelado.
“Eu realmente gostaria que houvesse uma maneira de fazer minha versão do Robocop”, Forsythe disse à UPI. “Infelizmente, há um elemento no roteiro que o impedirá de ver a luz do dia”, admitiu sem revelar do que se tratava. "Estou muito decepcionado. Foi a melhor maneira de refazer ou continuar a história. Infelizmente, não vai acontecer."
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!