A franquia Os Mercenários possui uma proposta básica: Sylvester Stallone reúne a elite do cinema de ação dos anos 80 e 90, e os envia em uma missão perigosa como parte de uma história de mercenários. No terceiro filme, entretanto, Stallone tirou a natureza intransigente da equação.
Sylvester Stallone considera Os Mercenários 3 um erro de cálculo
Em Os Mercenários 3, Stallone mais uma vez reúne um elenco notável. Além de caras conhecidas dos filmes anteriores, como Jason Statham, Dolph Lundgren e Arnold Schwarzenegger, o line-up contém algumas novas adições. Entre elas estão Harrison Ford, Jet Li, Ronda Rousey e Antonio Banderas.
Apenas no elenco, Os Mercenários 3 promete um gigantesco festival de ação. No entanto, a direção básica do projeto acabou se tornando um problema. Os Mercenários 3 é o único filme da série a ser lançado nos cinemas dos EUA com classificação PG-13 - inadequado para menores de 13 anos -, em vez de R - para maiores de 17 -, o que deixou o conteúdo muito mais leve.
No Brasil, a classificação PG-13 é mais comparável a uma 14. A classificação R geralmente se aplica a títulos que só são lançados a partir dos 16 ou 18 anos de idade. Com Os Mercenários 3 , o objetivo era claro: a classificação etária mais baixa pretendia atrair um público mais amplo. O plano saiu pela culatra.
Em retrospecto, Stallone admitiu o erro, como observa o Cinema Blend.
"Na minha opinião, foi um terrível erro de cálculo de todos os envolvidos atingir um público mais amplo e, ao mesmo tempo, reduzir a violência que o público espera. Tenho certeza de que isso não acontecerá novamente".
Os Mercenários se tornou o pior filme da franquia em termos financeiros. Somente Os Mercenários 4, que deveria restaurar a confiança na marca com uma classificação R, foi capaz de prejudicar esse desempenho com seu inacreditável desastre de bilheteria, que marcou o ponto mais baixo da série.
Os Mercenários 3 está disponível para streaming no Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!