Após mais de duas décadas sem novas categorias, apesar das várias mudanças na estrutura da premiação, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vai expandir o Oscar a partir de 2025. Nesta quinta-feira (08), a honraria confirmou uma nova categoria competitiva no evento: a estatueta de Melhor Direção de Elenco.
O prêmio entrará em vigor a partir da 98ª edição. Essa é a primeira adição do gênero desde a inclusão do Oscar de Melhor Animação, inaugurada em 2002 com a vitória de Shrek, numa disputa contra Monstros S.A e Jimmy Neutron.
“Como ela vai transar com essa roupa?”: A importante questão que marcou a produção do filme indicado ao Oscar 2024, Pobres Criaturas“Os diretores de elenco desempenham um papel essencial na produção cinematográfica e, à medida que a Academia evolui, temos orgulho de adicionar elenco às disciplinas que reconhecemos e celebramos”, disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a Presidente da Academia, Janet Yang
Os governadores do Ramo de Diretores de Elenco da Academia, Richard Hicks, Kim Taylor-Colman e Debra Zane, disseram em uma declaração conjunta: “Em nome dos membros do Ramo de Diretores de Elenco, gostaríamos de agradecer ao Conselho de Governadores, ao Comitê de Premiação e à Academia liderança pelo seu apoio. Este prêmio é um reconhecimento merecido aos talentos excepcionais de nossos diretores de elenco e uma prova dos esforços dedicados de nossa filial.”
A inclusão da categoria não veio de uma vontade recente, já que existe uma luta dos diretores de elenco para incluí-la na premiação desde o final da década de 1990. Todavia, vale destacar que o prêmio será inaugurado apenas no próximo ano. Enquanto isso, o Oscar 2024 se aproxima: a cerimônia acontece em 10 de março.