Christopher Nolan rompeu seu longo relacionamento profissional com a Warner logo após o conturbado lançamento de Tenet. Sua passagem para a Universal com o indicado ao Oscar 2024, Oppenheimer foi um sucesso, mas ainda não se sabe com qual produtora ele fará seu próximo longa-metragem.
A Warner já havia deixado claro que queria recuperar o diretor de Batman - O Cavaleiro das Trevas e o cineasta acaba de fazer as pazes com o estúdio, mas não pelo motivo que a empresa esperava.
Christopher Nolan já assistiu ao filme de ficção científica do ano: “É como Star Wars: O Império Contra-Ataca”A curiosa iniciativa de Nolan
Aparentemente, Nolan abordou a Warner com uma ideia muito clara: fazer todo o possível para apoiar o lançamento iminente de Duna: Parte 2, dirigido por seu amigo Denis Villeneuve. O mais marcante de tudo foi sua estratégia, pois decidiu que a melhor ideia era relançar Tenet nos cinemas por tempo limitado - apenas uma semana a partir do próximo dia 23 de fevereiro - nos cinemas IMAX, incluindo uma prévia de exibições exclusivas do filme de ficção científica com Timothée Chalamet, um dos mais esperados de 2024.
Lembremos que tanto Nolan quanto Villeneuve são grandes defensores da experiência cinematográfica, por isso estamos diante de um movimento que se enquadra na ideia deles de que o espectador aproveite seus filmes da melhor maneira possível. E ambos não ficaram muito satisfeitos com o tratamento que a Warner deu aos seus títulos anteriores, já que é preciso levar em conta que Duna foi lançado simultaneamente na HBO Max, o que limitou sua exibição nos cinemas.
Claro, ambos demonstraram sua alegria com esta oportunidade. Nolan disse que "vendo a resposta do público às nossas apresentações em grande formato de Oppenheimer, estou muito satisfeito que a Warner Bros. esteja oferecendo ao público a oportunidade de ver Tenet como foi concebido, em telas IMAX e formatos maiores. E estou honrado que nosso filme aqueça os holofotes para o incrível Duna: Parte 2 de Denis Villenueve". Por sua vez, o diretor de A Chegada também destacou o seguinte:
“Como espectador, sempre valorizei a visão de futuro de Chris ao filmar e especialmente em grandes formatos. Como diretores, estamos totalmente sincronizados; Em Duna filmamos diversas sequências para IMAX e eu simplesmente adorei, então em Duna: Parte 2 expandimos para 100% do filme. Trabalhar com o formato IMAX foi a única forma de captar a experiência de Arrakis, Giedi Prime e do Império para o público.
É por isso que estou tão ansioso para assistir novamente Tenet, mas agora em IMAX 70mm, exatamente como foi filmado, para apreciar plenamente a visão deles deste filme incrível”.
Tenet foi na época o único fracasso comercial de Nolan, algo motivado em parte por ter sido lançado quando a pandemia do coronavírus causou grandes restrições aos cinemas nos Estados Unidos. E o fato é que em terra estadunidense arrecadou apenas 58,5 milhões de dólares, enquanto no resto do mundo somou mais 300 milhões.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!