Em um ônibus está escondida uma bomba, que explodirá assim que o veículo atingir uma velocidade inferior a 80 km/h: a premissa de Velocidade Máxima é tão simples quanto engenhosa - afinal, um veículo que não é exatamente manobrável no trânsito agitado de Los Angeles trás possibilidades quase infinitas de cenários cheios de ação
O longa se tornou um grande sucesso de bilheteria, fez de Keanu Reeves uma estrela e também lançou Sandra Bullock ao estrelato. Mas Bullock poderia não ter interpretado Annie, que se torna motorista do ônibus-bomba, se outra estrela tivesse aceitado o papel antes dela: Halle Berry - que se arrependeu amargamente da rejeição.
Berry fez sua estreia no início dos anos 2000 com X-Men, A Senha: Swordfish e A Última Ceia, mas poderia ter alavancado sua carreira muito antes se tivesse aceitado o papel de protagonista em Velocidade Máxima. A estrela de 007 - Um Novo Dia para Morrer relembrou a importante decisão ao Entertainment Tonight:
Os produtores me ofereceram Velocidade Máxima antes de Sandra Bullock. Eu fui tão estúpida e disse não. Em minha defesa, na minha versão do roteiro o ônibus não saía do estacionamento. Quando vejo o filme, eu grito
Pelo menos Halle, ao contrário de Bullock, não precisou participar de Velocidade Máxima 2, que não contou com o retorno de Reeves e não conseguiu corresponder ao antecessor nem em qualidade nem em bilheteria. De toda forma, a atriz de Mulher-Gato encontrou Keanu mais de 20 anos depois, em John Wick 3 - Parabellum.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!