No início de 1995, Brad Pitt deu à luz Lendas da Paixão, filme considerado um dos mais importantes de sua carreira. Entretanto, o resultado final foi algo que não agradou ao ator - muito menos o desenvolvimento, marcado por uma briga constante entre ele e o diretor Edward Zwick.
Na trama, acompanhamos a história de três irmãos. Alfred é o mais velho e reservado; o caçula, Samuel, é o protegido por todos; e o do meio, Tristan (Pitt), aprendeu com os indígenas a ter um espírito aventureiro. Assim, quando Samuel leva ao rancho do pai sua bela noiva, os outros irmãos se encantam por ela, iniciando um conflito de paixões que pode terminar em tragédia.
“Como se fosse meu vizinho do lado”: Brad Pitt foi muito simpático com uma atriz e encantou HollywoodPROBLEMAS NOS BASTIDORES
Como dito anteriormente, Pitt e Zwick não tiveram um convívio agradável durante as gravações. No livro Hits, Flops, and Other Illusions: My Fortysomething Years in Hollywood, que aborda os bastidores de sua carreira, Zwick revelou que o imbróglio junto a Brad começou cedo, mais especificamente durante a leitura do roteiro. Segundo o cineasta, Pitt ligou para seu agente dizendo que não queria levar o projeto adiante, mas acabou convencido por Marshall Herskovitz, produtor, a continuar.
“Isso nunca mais foi mencionado, mas foi o primeiro presságio das emoções que agitavam Brad. Ele parece calmo no início, mas pode ser volátil quando está com raiva, como fui lembrado mais de uma vez no set”, colocou o diretor.
Durante o desenvolvimento, as visões criativas do cineasta e do ator teimaram em se chocar. Zwick afirma em suas memórias que Pitt tinha problemas para demonstrar emoções, acrescentando:
“Brad ficava nervoso toda vez que estava prestes a filmar uma cena que exigia demonstrar emoções profundas. Ele cresceu com homens que controlavam suas emoções.”
Em um dos acontecimentos mais marcantes do set, o cineasta descreve um debate caloroso que acabou gerando um atrito maior com o ator:
“Certa tarde, comecei a orientá-lo em voz alta na frente da equipe - uma provocação estúpida e vergonhosa - e Brad se voltou para mim, também em voz alta, dizendo-me para recuar. Brad não estava disposto a ceder sem lutar. Em sua defesa, eu o pressionei a fazer algo que ele considerava errado para o personagem ou mais ‘emo’ do que ele gostaria que aparecesse na tela. Não sei quem gritou primeiro, quem xingou ou quem jogou a primeira cadeira. E esta não foi a última vez que isso aconteceu.”
Legends of the Fall (no original) é baseado um um livro homônimo de escrito por Jim Harrison, ambientado no início do século XX. Nomes como Anthony Hopkins, Aidan Quinn, Henry Thomas e Julia Ormond completam o elenco principal.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!