Um dos movimentos mais inesperados da Marvel foi decidir que sua série de super-heróis originalmente lançada na Netflix finalmente faria parte do cânone do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Essa foi a ideia inicial, depois optaram pelo contrário e o fato de refazer do zero Daredevil: Born Again levou a esta decisão. Porém, o que o estúdio pode não ter levado em consideração é o problema que isso poderia representar para Blade.
Como bem se lembram, Mahershala Ali é o ator escolhido para suceder Wesley Snipes dando vida a este personagem mítico. O problema é que o duas vezes vencedor do Oscar por Moonlight: Sob a Luz do Luar e Green Book – O Guia já teve um papel em Luke Cage, onde interpretou Cottonmouth. Além disso, ele não era um daqueles personagens que exigiam algum tipo de transformação física, então fica a dúvida se vão explicar de alguma forma que o ator é o mesmo por trás de dois personagens tão diferentes entre si.
Marvel só vai lançar um filme em 2024: Deadpool 3 e outras produções foram adiadas após grevePersonagens com o mesmo rosto na Marvel
O curioso é que esta não é de forma alguma a primeira vez que algo assim acontece no MCU. Na verdade, isso já havia acontecido pelo menos outras cinco vezes e a solução da Marvel foi sempre a mesma: ignorar e agir como se nada tivesse acontecido.
Há dois casos em que essa decisão poderia fazer todo o sentido do mundo, já que as duas primeiras aparições de Gemma Chan e Michelle Yeoh no Universo Cinematográfico Marvel foram em papéis reduzidos e com visual físico diferenciado.
A primeira interpretou Minn-Erva em Capitã Marvel antes de se tornar Sersi em Eternos, enquanto Yeoh foi Aleta Ogord em Guardiões da Galáxia Vol. 2 antes de interpretar Ying Nan em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.
Existem também outros dois exemplos em que não tem significado especial. Certamente muitos se lembram que Laura Haddock interpretou a mãe de Peter Quill (Chris Pratt). No entanto, a atriz também apareceu brevemente em Capitão América: O Primeiro Vingador pedindo um autógrafo de Steve Rogers (Chris Evans), o que levou James Gunn a comentar meio brincando quem era na verdade a avó de Peter Quill.
Por sua vez, Kenneth Choi é o diretor do instituto nos filmes Homem-Aranha com Tom Holland, mas antes disso foi Jim Morita, um dos integrantes do esquadrão de Rogers, em O Primeiro Vingador. Outro caso dele ser realmente avô ou bisavô? Nada foi dito.
A peculiaridade é que o outro caso especialmente difícil de explicar também está ligado a Luke Cage. Lá temos Alfre Woodard interpretando Mariah Dillard, prima de Cottonmouth. A série estreou em 2016, mesmo ano do lançamento de Capitão América: Guerra Civil, em que a atriz interpretou Miriam Sharpe.
Nenhuma mudança física notável para diferenciá-las e a total falta de esclarecimento da Marvel levou a que existissem teorias de que Miriam e Mariah são na verdade a mesma personagem. O problema é que não há nada que sustente esta teoria além da necessidade de querer encontrar um sentido em tudo isto.
Tudo indica que a Marvel seguirá a mesma estratégia no caso de Ali.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!