Pobres Criaturas é um dos filmes mais aguardados do ano — antes mesmo de ter sido indicado a 11 estatuetas do Oscar 2024. Dirigido por Yorgos Lanthimos (A Favorita), além de produzido e estrelado por Emma Stone, o longa-metragem referencia o clássico Frankenstein e se passa na Era Vitoriana.
Na trama, conhecemos Bella Baxter, uma mulher que se suicidou enquanto estava grávida e, graças a um experimento científico, foi trazida de volta à vida quando o doutor Godwin (Willem Dafoe) colocou o cérebro do bebê no lugar do dela. A princípio, a protagonista não parece ser muito funcional. Mas, o que o espectador acompanha é uma jornada surpreendente de um cérebro de feto se desenvolvendo no corpo de uma mulher adulta.
O mais surpreendente para qualquer pessoa que assistir ao filme é como a personagem de Emma Stone vai construindo noção de mundo e descobrindo como viver (e o que esperam dela como mulher em uma "sociedade polida").
No entanto, apesar da riqueza de detalhes que acompanha o comportamento de Bella Baxter como uma pessoa pouco instruída até o seu desenvolvimento mental de uma mulher adulta, a atriz não gravou as cenas na ordem descrita no roteiro. Em papo com Ari Aster (Beau Tem Medo) no quadro Directors on Directors, da revista Variety, o diretor Yorgos Lanthimos revelou de que forma isso aconteceu.
Como eles tinham que entregar o set de Londres logo — onde foram gravadas as cenas finais do filme —, Emma Stone teve que interpretar Bella Baxter com o cérebro "infantil" no mesmo dia (ou semana) em que filmava as cenas dela como uma mulher mais experiente.
"Não filmamos em sequência, então tivemos que acompanhar esse desenvolvimento da personagem fisicamente, emocionalmente, em termos de linguagem, tudo. Ela teve que ir do início ao final do filme. E isso é, tipo, um grande salto na jornada da personagem", contou.
Apesar das dificuldades para captar as nuances da personagem em dois estágios diferentes da vida, Yorgos Lanthimos ofereceu todo o apoio que estava ao seu alcance. "Sentamos juntos e, basicamente, dividimos o roteiro nas etapas do desenvolvimento dela. Ensaiamos o movimento, o andar, a forma como ela falava, os gestos, tudo."
Pobres Criaturas já está em cartaz nos cinemas brasileiros.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!