Minha conta
    Jurassic Park: 31 anos depois, desenvolvedores estragam o filme ao analisar o código-fonte do computador do vilão
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Dennis Nedry, o vilão de Jurassic Park, afinal não era um hacker tão bom, como provaram os verdadeiros programadores. Aqui está o porquê...

    Embora estejamos muito longe dos dias em que os hackers malvados usavam máscaras de esqui e martelavam teclas aleatoriamente em seus teclados, as cenas de hacking nos filmes muitas vezes permanecem irrealistas – e ridicularizadas por aqueles que sabem disso.

    E quanto ao Jurassic Park - Parque dos Dinossauros em 1993? Lembre-se do programador-chefe do parque, Dennis Nedry (Wayne Knight), que, devido a problemas financeiros, concordou em doar embriões de dinossauros para a Biosyn. Seu plano era usar o malware "Whte_rbt.obj" – uma referência a Alice no País das Maravilhas ("Coelho Branco") – para desativar o sistema de segurança do parque e ocultar seu roubo, liberando os dinossauros.

    Os desenvolvedores analisaram o código-fonte que podemos ver em seu computador no filme e não é nada bom...

    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
    Data de lançamento 13 de junho de 1993 | 2h 02min
    Criador(es): Steven Spielberg
    Com Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum
    Imprensa
    5,0
    Usuários
    4,6
    Assistir em streaming

    A discussão em torno do código de Dennis começou anos atrás no fórum StackExchange. Após análise, os usuários decidiram que o que vemos em nossa tela não pode ser usado para libertar os dinossauros. Portanto, Dennis não é um super hacker: O que vemos nos shells (interfaces de comando) é apenas um exemplo de código fornecido pelo programa que ele usa, o Macintosh Programmer's Workshop.

    Se à primeira vista as janelas e seu conteúdo parecem bastante complicados, olhando mais de perto, o bandido nem teria conseguido passar pelo sistema de segurança!

    Se você pausar Jurassic Park neste exato momento, verá uma referência a outro filme de Steven Spielberg - quase impossível reparar

    Você notou esse easter egg em Jurassic Park?

    Esta não é a única brincadeira de Jurassic Park. Na lista de easter egg, por exemplo, podemos citar esse detalhe oculto, também ligado a Dennis Nedry, visível pela primeira vez aos 43 minutos e 12 segundos do filme original. Ainda na tela do personagem, podemos ver um vídeo passando em uma pequena janela. É mais provável que os fãs de Steven Spielberg identifiquem o que está passando ali: É de fato uma cena de Tubarão!

    Pouco depois, a tela em questão pode ser vista novamente (43 minutos e 53 segundos) e o filme continua em exibição. No entanto, o tempo não bate. Enquanto no próprio Jurassic Park há cerca de 41 segundos entre as duas cenas, no filme do tubarão há cerca de 25 segundos a mais.

    Universal Pictures

    Alguns podem dizer que, como Dennis não foi visto por um curto período de tempo, ele conseguiu levar o filme um pouco mais rápido. Mas isso não parece tão plausível por causa de sua posição e de sua conversa com John Hammond (Richard Attenborough).

    De qualquer forma, a situação é bastante irônica quando sabemos que o próprio Dennis está prestes a acabar nas garras de um monstro...

    Universal Pictures

    Você também pode dar uma olhada na janela que está aberta no mesmo monitor, 54 minutos e 18 segundos de filme (veja acima). Embora deva ocorrer uma videochamada com a marina da Isla Nublar, na realidade é um simples reprodutor de vídeo que vemos!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top