Antes de assumir o manto do Batman, Christian Bale ganhou fama instantânea como o sádico Patrick Bateman em Psicopata Americano. Mas sua carreira de ator começou muito antes: na década de 80, Bale foi o astro mirim de várias produções de TV antes de migrar para o cinema em 1987, aos 13 anos de idade, quando conseguiu um papel principal pela primeira vez. E foi em um filme dirigido pelo lendário diretor Steven Spielberg!
O cineasta queria provar que tinha talento para além da fantasia, e decidiu se arriscar com Império do Sol, adaptação do romance homônimo de J.G. Ballard que tem como pano de fundo a invasão japonesa de Xangai durante a Segunda Guerra Mundial. Jim (Bale), de 11 anos, é subitamente separado dos pais - o ponto de partida para uma verdadeira odisseia que o leva, entre outras coisas, a um campo de concentração japonês.
Bale ainda era desconhecido na época, mas recebeu muitos elogios da crítica por sua atuação e um prêmio do National Board of Review. No entanto, o ator considerou seriamente desistir de sua carreira, porque a repentina fama de Hollywood teve um grande impacto em sua vida privada - de forma que um desenvolvimento comum na adolescência dificilmente seria possível.
Comparado a outros filmes de Spielberg (e seu orçamento de US$ 25 milhões de dólares, generoso para a época), Império do Sol foi um fracasso, e mesmo mais de 35 anos depois é uma das obras menos conhecidas do diretor. Apesar disso, como qualquer filme, vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões. O filme está disponível para aluguel no Prime Video.
Steven Spielberg quase entrou em colapso nas filmagens de seu filme mais difícil – mas teve ajuda de Robin WilliamsChristian Bale acha que crianças não deveriam atuar
“Não creio que seja bom que as crianças sigam uma profissão destinada a adultos tão jovens”, disse Bale numa entrevista ao The Talks. “Não importa o quanto você considere isso divertido, porque no final você tem uma responsabilidade que realmente não deveria ter naquela idade. Essa experiência me fez acreditar que não queria ser ator. Só alguns anos depois é que me concentrei totalmente nisso novamente." Mesmo assim, o ator deixou claro que teve experiências positivas com Spielberg.
Bale certamente tem razão a esse respeito: a lista de estrelas infantis que lutaram contra a depressão ou o vício em drogas depois que sua fama desapareceu é longa. Mas, felizmente para muitos fãs, o ator mudou de ideia: hoje Bale é um dos maiores nomes da indústria - e famoso por seu método de atuação.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!