A atriz Jandira Martini morreu nesta segunda-feira (29), aos 78 anos, após enfrentar uma batalha contra um câncer de pulmão. Ela estava internada no Hospital 9 de Julho em São Paulo, e seu falecimento também foi confirmado pelo ator e amigo Marcos Caruso.
"Jandira Martini, minha maior amiga e prova de que os opostos se atraem e se completam. Juntos escrevemos peças, roteiros de cinema, séries e novelas. Minha grande confidente conselheira e responsável pelas minhas maiores gargalhadas. Minha mestra. Sabe quando você passa pela escola na qual você estudou e vê que o prédio foi demolido? Assim me sinto com a sua partida", lamentou Caruso sobre a morte da atriz e amiga pessoal.
Relembre a carreira de Jandira Martini
Nascida em 1945, Jandira Martini foi atriz, autora, diretora e produtora de teatro. Ela ficou conhecida do público principalmente pelas suas participações em novelas famosas.
Depois de participações menores desde meados dos anos 60, seu primeiro papel de destaque na televisão foi em 1987 como Teodora na novela Sassaricando.
Depois disso, ela se tornou um nome recorrente na TV, aparecendo em produções como A História de Ana Raio e Zé Trovão, O Fantasma da Ópera, Éramos Seis, Sangue do meu Sangue, Brava Gente, Os Maias, A Casa das Sete Mulheres, América, Caminho das Índias, Morde & Assopra e Salve Jorge. No cinema, ela participou de Será Que Elas Aguentam?, Uma Escola Atrapalhada, Olga, Chorar de Rir, 10 Horas para o Natal e Uma Pitada de Sorte.
Mas seu papel mais lembrado na televisão é como Zoraide em O Clone (2001), novela de Glória Perez onde ela ficou marcada pelo bordão "que Alá te proteja de ti".
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!