Ao fim de 2022, o British Film Institute publicou seu ranking dos melhores filmes de todos os tempos. Alfred Hitchcock, Orson Welles e Wong Kar-Wai foram alguns dos cineastas que se encontraram entre os primeiros lugares, mas o topo foi ocupado por uma produção que pouquíssimas pessoas conhecem.
Dirigido por Chantal Akerman, o grande vencedor foi Jeanne Dielman (1975). Trazendo a famosa atriz francesa Delphine Seyrig no papel da personagem-título, a diretora apresenta ao público uma construção fiel do que uma dona de casa vivencia em seu cotidiano.
Acordar cedo para preparar o café da manhã do filho, engraxar os sapatos, ir às compras, cozinhar, limpar a casa, lavar e todas as atividades que parecem simples e sem importância, mas são necessárias e comumente ignoradas e desprezadas. Akerman se dedica a filmar a rotina de uma dona de casa e consegue impressionar o espectador com o quanto essas atividades são tediosas, mas sem escapatória.
Jeanne Dielman não só mergulha nas rotinas das mulheres, mas também na forma como elas ganham a vida para sustentar a família - e o faz sem desprezar nenhuma profissão. Ao longo de 3 horas e 22 minutos, acompanhamos a protagonista em sua vida restrita aos poucos cômodos de sua casa e um pequeno passeio pelas ruas para continuar cumprindo seu dever.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!