Os filmes de Hayao Miyazaki costumam ter aquele toque de magia e mistérios não resolvidos que dão origem a páginas e páginas de teorias. E um dos que mais deu dor de cabeça aos fãs foi A Viagem de Chihiro, especificamente sobre quem realmente é o personagem Kaonashi (Sem Rosto, em tradução literal), o espírito de máscara branca que acompanha Chihiro durante grande parte do filme.
“Elas estão por toda parte”
Se esperarmos que Miyazaki não seja tão enigmático e revele um rosto específico por trás da máscara, vamos continuar esperando por mais vinte anos. Mas o que o diretor do Studio Ghibli fez foi dar uma resposta um pouco mais concreta sobre o que o personagem representa em A Viagem de Chihiro.
Miyazaki respondeu a essa pergunta que existe há 23 anos em um post no X (Twitter) do Kinyo Roadshow, programa dedicado ao cinema da Nippon TV, rede que hoje também é dona do Studio Ghibli.
Quem exatamente é o Sem Rosto? Há muitas pessoas como o Sem Rosto entre nós... É o tipo de pessoa que quer se apegar aos outros, mas não tem autoconsciência. Elas estão por toda parte. O Sem Rosto existe sem um sentimento próprio e muda de acordo com as coisas e pessoas que encontra.
É por isso que o Sem Rosto se transformaria em um ser ganancioso que devora tudo ao entrar sorrateiramente na casa de banhos e interagir com seus funcionários e hóspedes, pois é um lugar dominado pela ganância. E quando ele se livra de sua influência e viaja com Chihiro, ele volta a ser um ser mais calmo (e um tanto brando).
Para esclarecer ainda mais as teorias sobre o Sem Rosto, durante muito tempo correu o boato de que Miyazaki havia baseado seu design no animador Hiromasa Yonebayashi. Ele trabalhou como animador em A Viagem de Chihiro e dirigiu O Mundo dos Pequeninos e As Memórias de Marnie para o Ghibli antes de deixar o estúdio para fundar o Studio Ponoc.
O próprio Yonebayashi negou recentemente os rumores e confirmou que não teve nada a ver com o design do Sem Rosto. Mas tudo aconteceu porque Miyazaki o viu trabalhando em uma cena com o personagem e disse, brincando: “Uau, ele é igualzinho a você”. E, desde então, a bola não parou de rolar por vinte anos.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!