Justine Triet vive um excelente momento nesta temporada de premiações. A francesa é diretora de Anatomia de uma Queda, grande vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e indicado ao Oscar 2024 em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.
A indicação de Triet para Melhor Direção, ao lado de nomes como Yorgos Lanthimos (Pobres Criaturas), Christopher Nolan (Oppenheimer) e Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores), veio após um ano em que nenhuma cineasta foi indicada na categoria. E em 2024, duas diretoras cujas obras concorrem como Melhor Filme, foram notavelmente esnobadas: Greta Gerwig e Celine Song.
Por que a França não escolheu Anatomia de uma Queda como representante no Oscar?Para o The Hollywood Reporter, Justine Triet detalhou sua emoção ao receber a notícia das indicações, e ressaltou a ausência feminina que, mais uma vez, se destaca na premiação:
"Eu chorei… a primeira [indicação] foi para roteiro e fiquei muito feliz. Mas foi depois que vi o nome do meu editor que chorei, porque foi muito surpreendente. Não imaginava que Laurent Sénéchal pudesse estar envolvido neste jogo [...] E, claro, para melhor diretor. Fiquei surpresa porque não há mais mulheres ao meu lado. Então, é claro, tenho muita sorte e muito orgulho de todas essas coisas."
Por que ainda precisamos falar da ausência de mulheres no Oscar? (Opinião)Em Anatomia de uma Queda, um homem é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma "morte suspeita": é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada e entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho.
Anatomia de uma Queda está em cartaz nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!