A lista de indicados ao Oscar 2024 foi liberada e, enquanto muitos debatem sobre os esnobados pela premiação, também chegou a hora de analisar os finalistas escolhidos pela Academia. E eu adoro começar pela minha categoria favorita: melhor canção original. E, apesar de alguns competidores serem bem esperados, tivemos algumas surpresas dentre os concorrentes.
Por exemplo, filmes como A Cor Púrpura e Flora e Filho - Música em Família ficaram fora da disputa, mesmo apresentando mais de uma canção na lista de pré-indicados. Já o fenômeno Barbie só conseguiu emplacar dois de seus 3 hits, graças a uma regra da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Vamos conferir (e ouvir) quem são os indicados ao Oscar 2024?
Assassinos da Lua das Flores - "Wahzhazhe (A Song for My People)"
Começando com a grande surpresa da lista: a canção feita pelo consultor musical Osage e compositor Scott George é interpretada por um coral de membros dessa tribo. Ele é o primeiro indígena nativo-americano a ser indicado na categoria de canção e fez um belo trabalho representando sua comunidade em Assassinos da Lua das Flores.
Barbie - "I'm Just Ken"
Desbancando "Dance the Night" de Dua Lipa, foi a canção paródia dos Kens liderados por Ryan Gosling que conquistou o mundo. Ela ganhou até versão natalina! Resta saber se o ator vai cantá-la na cerimônia... Vale lembrar que a última vez que duas músicas do mesmo filme foram indicadas nesta categoria foi com La La Land. "City of Stars" venceu naquele ano, mas não foi performada por Ryan Gosling no evento.
Barbie - "What Was I Made For"
A grande favorita do momento é essa melancólica canção de Billie Eilish e Finneas que toca em um momento crucial da Barbie de Margot Robbie. Com mais de 100 milhões de visualizações no Youtube, a música também recebeu indicações ao Grammy, provando sua popularidade. Vale lembrar que a dupla de irmãos já venceu o Oscar alguns anos atrás, pelo hit que criaram para 007: Sem Tempo para Morrer.
Flamin’ Hot: O Sabor que Mudou a História - "The Fire Inside"
Com a voz de Becky G, essa animada canção é do filme Flamin' Hot, estreia de Eva Longoria na direção sobre o criador do cheetos picante. Mas o nome que carrega essa indicação é a compositora Diane Warren, indicada 15 vezes na categoria de canção - sendo 7 delas consecutivas. Recentemente, a artista ganhou um Oscar honorário, mas ainda precisa levar um competitivo para casa. Seria essa sua chance?
Jon Batiste: American Symphony - "It Never Went Away"
Encerrando a lista, temos o prêmio de consolação para American Symphony, que ficou fora da categoria de documentários. Disponível na Netflix, a obra acompanha um ano da vida do música Jon Batiste, ao mesmo tempo que sua esposa faz tratamento de leucemia. Importante ressaltar que o compositor já venceu um Oscar pela trilha sonora de Soul, elogiado filme da Pixar.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!