Minha conta
    Por que a França não escolheu Anatomia de uma Queda como representante no Oscar?
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    Anatomia de uma Queda, filme de Justine Triet, foi o grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.

    Anatomia de uma Queda já vem se destacando muito antes de sua indicação ao Oscar 2024, em cinco categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção. Grande vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, o filme francês, todavia, não foi a escolha do país para disputar o Oscar de Melhor Filme Internacional - o que pegou muitos de surpresa.

    A escolha da França foi por O Sabor da Vida, de Tran Anh Hung. O filme acabou ficando de fora da disputa, e o país perdeu a oportunidade de ganhar o primeiro Oscar na categoria em mais de 30 anos - o último longa francês premiado como Melhor Filme internacional, foi Indochina, de Régis Wargnier.

    O desprezo por Anatomia de uma queda é também uma escolha política

    Le pacte

    Anatomia de uma Queda é, oficialmente, um filme francês. Embora boa parte dos diálogos se deem em inglês, quase 60% do filme é em francês. E mesmo que seja estrelado pela atriz alemã Sandra Huller, nenhum desses fatores poderiam ser argumentos suficientes para justificar o boicote.

    A principal motivação é pessoal: A diretora Justine Triet não é bem vista pelos votantes mais “conservadores” do comitê francês do Oscar (Via: Variety). E muito se deve a seu discurso politicamente carregado em Cannes, onde Triet, ao receber a Palma de Ouro, atacou o governo neoliberal francês e disse que estava “quebrando o modelo de exceção cultural”.

    Por que ainda precisamos falar da ausência de mulheres no Oscar? (Opinião)

    A repercussão midiática do caso não foi positiva, e mesmo que Anatomia de uma Queda tenha sido um sucesso de bilheteria no país, a diretora sofreu duras críticas por “receber subsídios do mesmo governo que ela criticou no palco de Cannes”.

    Em mais uma edição em que debatemos a ausência de mulheres na premiação, Anatomia de uma Queda ilustra muito bem como funciona uma indústria desigual. Por não ter se mostrado agradecida o suficiente - afinal, em um mercado estreito para as mulheres, qualquer deslize pode condenar o seu trabalho - e ousar falar por si mesma, Justine Triet foi afetada.

    Mas, neste caso em especial, os maiores prejudicados acabaram não sendo a cineasta e sua equipe. Anatomia de uma Queda está em cartaz nos cinemas.

    Anatomia de uma Queda
    Anatomia de uma Queda
    Data de lançamento 25 de janeiro de 2024 | 2h 31min
    Criador(es): Justine Triet
    Com Sandra Hüller, Milo Machado-Graner, Swann Arlaud
    Usuários
    4,0
    Adorocinema
    4,5
    Assista agora no Prime Video

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top