O ano de 2024 está repleto de títulos de ficção científica muito aguardados nos cinemas: Duna: Parte 2, Godzilla e Kong: O Novo Império, Furiosa, Planeta dos Macacos: O Reinado. A essa lista, devemos acrescentar um novo filme: Megalopolis, o épico de Francis Ford Coppola.
O diretor de O Poderoso Chefão e Drácula de Bram Stoker passou 40 anos desenvolvendo este filme, que ele teve que financiar do próprio bolso. As filmagens terminaram em março de 2023 e, segundo o cineasta, o resultado poderá ser visto “em alguns meses”.
“Faltam apenas alguns meses e ele será lançado”, disse Coppola ao podcast Accutron (via IndieWire). “Tudo o que posso dizer é que adoro os atores que estão nele. É incomum e nunca é entediante. Fora isso, é só esperar e ver.”
O filme está programado para ser um dos maiores eventos cinematográficos do ano. Não só porque a ideia está na mente de Coppola há quatro décadas, mas também porque é seu primeiro filme como diretor desde Virgínia, lançado em 2011. Portanto, não será nenhuma surpresa se ele acabar fazendo parte do Festival de Cinema de Cannes.
Um projeto muito ambicioso
Estrelado por Adam Driver, Megalopolis conta a história de um arquiteto que quer reconstruir a cidade de Nova York como uma utopia após um desastre devastador. O elenco também inclui Aubrey Plaza, Nathalie Emmanuel, Jason Schwartzman, Giancarlo Esposito, Shia Labeouf, Dustin Hoffman, Laurence Fishburne, Jon Voight, Forest Whitaker, James Remar e Chloe Fineman.
O ambicioso projeto, como aponta o FilmStarts, parceiro do AdoroCinema na Alemanha, teve um custo estimado de 120 milhões de dólares. Há rumores de que, para levantar o orçamento recorde, Coppola vendeu sua vinícola. Nenhum de seus filmes foi tão caro.
Não é a primeira vez que isso acontece, pois o diretor já financiou Apocalypse Now (1979), que foi um sucesso, e O Fundo do Coração (1982), um fracasso que o levou à falência. Até mesmo Driver sabe o que está em jogo com Megalopolis e disse ao Collider que eles estavam “assumindo riscos”.
Por ser um projeto autofinanciado, o filme não tem distribuidor. Portanto, teremos que esperar para ver se algum estúdio quer assumi-lo ou se ele também será entregue a Coppola.
Uma das melhores experiências para Adam Driver
Em janeiro de 2023, a IndieWire afirmou que o projeto estava em risco devido a diferenças entre Coppola e alguns membros da equipe do filme. No entanto, o próprio Driver confirmou que tudo correu bem durante as filmagens. “Tudo bem por aqui”, disse o ator em um comunicado. “Não sei de que set você está falando, não o reconheço. Já estive em sets de filmagem caóticos e este está muito longe disso.”
O ator também disse que sua experiência no set de Megalopolis foi uma das melhores: “A forma como ele financiou tudo fez com que o processo de filmagem fosse uma das melhores experiências de filmagem, se não a melhor experiência, que já tive”.
“Senti que estava no controle do filme que queria fazer e pronto. Pensei: ‘Ah, é assim que os filmes devem ser’. Ele é a pessoa mais generosa e filosófica que conheço. Adorei o processo e fazer isso com ele. Adoro conversar com ele.”
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!