Existem muitos filmes de fantasia, mas se restringirmos a lista às sagas mais populares do gênero, é provável que, entre outros títulos, O Senhor dos Anéis, Harry Potter e As Crônicas de Nárnia estejam presentes. Esta última, baseada nos romances escritos por C.S. Lewis, foi levada aos cinemas em 2005 com O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.
Sua sequência, Príncipe Caspian, foi lançada em 2008. Finalmente, em 2010, foi a vez do terceiro filme, A Viagem do Peregrino da Alvorada. A trilogia está completa no Disney+, mas as histórias de Lewis em breve mudarão de casa. Depois de muitos anos esperando que a Disney continuasse as adaptações cinematográficas após o terceiro filme, a Netflix resgatou a saga.
Embora a franquia tenha tido um ótimo começo (o primeiro filme arrecadou mais de 745 milhões de dólares em todo o mundo), as receitas das sequências diminuíram – 419 milhões e 415 milhões, respectivamente. A crítica também acompanhou essa queda: o início da saga foi bem-sucedido, mas tudo foi decaindo a cada nova edição. No total, a trilogia arrecadou 1,5 bilhão de dólares em todo o mundo.
A ideia original era continuar levando as histórias de Lewis para a tela grande, mas os direitos acabaram nas mãos da Netflix. A plataforma de streaming chegou a um acordo com a C.S. Lewis Company para desenvolver uma série de filmes. Isso aconteceu em 2018 e, embora parecesse que o primeiro projeto poderia ver a luz do dia em breve, ele foi adiado.
Em 2020, surgiram as primeiras preocupações. Douglas Gresham, enteado de Lewis e coprodutor dos filmes, alegou que a Netflix não havia entrado em contato com ele. No entanto, todas as dúvidas foram dissipadas no ano passado, e a novidade é que Greta Gerwig, diretora de Barbie, será a responsável pelas adaptações.
A cineasta admitiu recentemente que tem muito respeito pelo material original. “Me sinto intimidada ao fazer isso. É algo pelo qual vale a pena ficar intimidada”, disse ela à rádio BBC. “Como não sou britânica, sinto que quero fazer isso da maneira correta. É como quando os americanos fazem Shakespeare, há um leve sentimento de reverência, como se tivéssemos que tratá-lo com cuidado especial. Ele não é nosso conterrâneo.”
Em uma entrevista ao site Collider, o chefe de cinema da Netflix, Scott Stuber, revelou que eles estão trabalhando a todo vapor para concretizar os planos. As filmagens devem começar em 2024, o que significa que o primeiro novo filme de Nárnia pode chegar à Netflix já em 2025.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!