Depois de uma longa espera, a lista de indicados ao Oscar 2024 finalmente está entre nós. A 96ª edição da honraria já chegou com uma importante marcação para a indústria cinematográfica com a nomeação de Lily Gladstone.
A atriz se tornou a primeira atriz nativo-americana a ser indicada à categoria de Melhor Atriz. Estrela de Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese, ela interpreta Mollie Burkhart, uma mulher Osage casada com Ernest (Leonarda DiCaprio). Rica em petróleo, ela vê sua família e seus amigos sendo sistematicamente assassinados ao longo da narrativa, enquanto a própria saúde piora.
Há algumas semanas, a atriz fez história ao vencer o Globo de Ouro e se tornar a primeira mulher indígena a ganhar o prêmio de Melhor Atriz na premiação. “Isto é para cada criança rez, cada criança urbana, cada criança nativa que tem o sonho de se ver representada e nossas histórias contadas por nós mesmos em nossas próprias palavras, com tremendos aliados e uma enorme confiança uns com os outros”, disse ela em seu discurso.
Com carreira iniciada em 2012, tem participações fortes em produções como em First Cow - A Primeira Vaca da América, Certas Mulheres, Winter in the Blood e Reservation Dogs. Ainda não disponível no Brasil, Lily está pronta para lançar Fancy Dance, uma história "complementar" a Assassinos da Lua das Flores, de acordo com ela, pois é “o mesmo lugar, em muitos aspectos a mesma história, apenas cem anos depois”.
Final de Assassinos da Lua das Flores tem significado enorme; é assim que Martin Scorsese se expressa na última cena do filmeAté hoje, poucas atrizes tiveram sua presença oficial na Academia: Yalitza Aparício, mexicana de ascendência indígena indicada por Roma (2018), Merle Oberon, por The Dark Angel (1933), e Keisha Castle-Hughes, neozelandesa de ascendência maioria, de Encantadora de Baleias (2003).
Para quem ainda não assistiu ao projeto indicado em 10 categorias na premiação, vale destacar que Assassinos da Lua das Flores pode ser visto no Apple TV+. A cerimônia do Oscar 2024 acontece em 10 de março.