Em dezembro de 2019, chegou aos cinemas um filme que, apesar de adaptar um dos musicais mais famosos da Broadway e contar com um elenco de grandes estrelas, tornou-se um dos filmes mais infames da história. Estamos falando de Cats, dirigido por Tom Hooper.
O filme trouxe para a telona a história de uma tribo de gatos chamada Jellicles. Todo ano, eles precisam tomar uma grande decisão em uma noite especial: escolher um dos gatos para ascender para o Heaviside Layer e conseguir uma nova e melhor vida. Cada um dos gatos conta a sua história para sua líder, a velha Deuteronomy (Judi Dench), na tentativa de ser o escolhido.
Além de Judi Dench, o elenco inclui atores como Idris Elba, Rebel Wilson, Ian McKellen e Jennifer Hudson. Até mesmo a cantora Taylor Swift tem um personagem no filme. Mas nada disso foi suficiente para não fazer de Cats a maior zombaria do ano.
A estreia de seu primeiro trailer, no qual os atores eram vistos transformados em gatos, já havia causado alvoroço. Depois disso, as críticas não ajudaram. O filme tem uma pontuação de 19% no Rotten Tomatoes e os críticos o consideraram um “erro que deixará a maioria dos espectadores implorando para sair de seu sofrimento”.
Também foi um fracasso comercial: custou 95 milhões de dólares e arrecadou cerca de 75 milhões em todo o mundo.
A reação de seu criador
Cats foi dirigido por Tom Hopper, o mesmo diretor que levou o musical Os Miseráveis para o cinema. Esse filme recebeu oito indicações ao Oscar e ganhou três prêmios: Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Atriz Coadjuvante para Anne Hathaway e Melhor Mixagem de Som. Cats foi o oposto: ganhou seis Framboesas de Ouro, prêmio humorístico conhecido como anti-Oscar.
O constrangimento foi tanto que o compositor original Andrew Lloyd Webber ficou tão desencantado com a versão de seu musical que precisou de um “cão terapêutico”. “Eu assisti e pensei: ‘Oh, Deus. Não’. Foi a primeira vez em meus mais de 70 anos neste planeta que fui comprar um cachorro. Então, a única coisa boa que resultou disso foi meu cachorrinho”, disse à Variety.
Lloyd Weber também indicou que os direitos do musical foram originalmente vendidos a Steven Spielberg e que o cineasta dirigiria a adaptação. No entanto, as coisas não saíram como planejado e Hooper foi colocado atrás das câmeras. Desde Cats, o cineasta não dirige um longa-metragem.
Se você não assistiu a Cats na época e gostaria de vê-lo em casa, o filme pode ser alugado em plataformas de streaming como Prime Video, Google Play Filmes, YouTube e Apple TV+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!