Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, indicado ao Oscar em 11 categorias, impressiona por diversas razões. Entre elas, a maquiagem. A caracterização de Willem Dafoe, com o rosto marcado por cortes profundos, costurados de forma irregular, se destaca, e o ator surge irreconhecível na pele do doutor Godwin Baxter.
Pobres Criaturas, baseado no livro homônimo de Alasdair Grey, referenciando o clássico Frankenstein, se passa na Era Vitoriana e acompanha Bella Baxter (interpretada por Emma Stone), trazida de volta à vida após seu cérebro ser substituído pelo do filho que ainda não nasceu. O experimento é realizado pelo doutor Godwin Baxter (Willem Dafoe), um cientista brilhante, porém nada ortodoxo.
A maquiadora Nadia Stacey, que já havia trabalhado com o diretor Yorgos Lanthimos em A Favorita, revelou ao portal Below the Line, o cuidado em preservar as expressões do ator, de forma que superassem as próteses no rosto: "Mesmo que ele tenha próteses no rosto, sempre fiz questão de garantir que víssemos o personagem e Willem [Dafoe]" e completa "então eu não gostaria de fazer nada muito horroroso e assustador, porque sinto que você perderia a pessoa por trás disso". Confira o resultado abaixo:
Entre as categorias que o longa-metragem concorre no Oscar de 2024, estão Melhor Cabelo e Maquiagem, além de Melhor Figurino. Já podemos considerá-lo um favorito? Pobres Criaturas estreia em 1 de fevereiro, nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!