Segredos de um Escândalo (May December), em cartaz nos cinemas brasileiros, não recebeu tantas indicações quanto o esperado para o Oscar 2024. Todavia, o filme marcou presença na temporada de premiações e repercutiu na crítica especializada, sobretudo pela interpretação potente de Julianne Moore no papel de Gracie.
O longa-metragem de Todd Haynes conta a história de Gracie (Julianne Moore) e seu marido Joe (Charles Melton), que é 23 anos mais novo que ela. O grande problema, é que o relacionamento dos dois começou quando Joe tinha somente 13 anos, gerando um verdadeiro escândalo nos jornais.
Vinte anos após o romance chegar às manchetes, o casal está se preparando para que seus gêmeos comecem o ensino médio, e vivem uma vida tranquila. No entanto, suas rotinas viram de cabeça para baixo quando a atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) chega para estudar Gracie, e interpretá-la no cinema.
"O mundo real é um eterno mojo dojo casa house": Ausência de Margot Robbie no Oscar 2024 irritou fãs de BarbieO que muitos espectadores podem não saber, é que Segredos de um Escândalo é baseado em uma história real: o caso Mary Kay Letourneau, da década de 1990, nos EUA - uma história que ajudou a definir a cultura sensacionalista dos tabloides dos anos 90.
Mary Kay Letourneau foi uma professora, casada e mãe, que em 1997, saiu do anonimato ao se envolver em um escândalo criminal e midiático: ela foi condenada por estuprar um de seus alunos da sexta série, Vili Fualaau.
O "relacionamento" teria começado em 1996, quando ela tinha 34 anos e ele 12. E antes mesmo de Vili Fualaau completar 15 anos, os dois já haviam gerado dois filhos - um dos quais nasceu na prisão, onde Letourneau cumpria sua pena.
Após a libertação em 2004, Letourneau e Fualaau, ambos adultos, se casaram. A união durou 14 anos. O casal se divorciou em 2019 e a ex-professora Mary Kay Letourneau morreu em 2020, de câncer.
Embora alguns elementos do caso Letourneau tenham sido incorporados em Segredos de um Escândalo, a roteirista Samy Burch relatou à People, que a maior inspiração para o filme, se deu ao buscar representar a atuação da mídia diante destes casos. O caso Letourneau ajudou a construir um comportamento incorporado na imprensa sensacionalista até hoje.
Segredos de um Escândalo está em cartaz nos cinemas. O AdoroCinema já viu, e você confere nossa crítica aqui.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!