A lista de indicados ao Oscar 2024 foi anunciada nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, exaltando títulos como Oppenheimer, Pobres Criaturas e Assassinos da Lua das Flores. Mas nem todo mundo teve a sorte de entrar para o grupo de competidores deste ano. E até mesmo membros cruciais de projetos que foram indicados, ficaram de fora. Vamos sofrer juntos e relembrar desses queridos que mereciam concorrer pela estatueta?
Greta Gerwig e Margot Robbie - Barbie
Ok, parece trapaça começar com um filme que recebeu oito indicações, mas é impossível não reclamar da ausência de Greta Gerwig na briga de direção. Afinal, ela comandou o filme do ano! Sem falar que isso deixa apenas uma mulher na categoria, com Justine Triet representando com Anatomia de uma Queda. Por sua vez, Margot Robbie ficou fora da difícil disputa de melhor atriz - e, novamente, é estranho você não indicar a personagem título do filme. Pelo menos, Margot e Greta foram indicadas como produtora e roteirista de Barbie, mas isso ainda deixa um gosto amargo na boca.
Saltburn
Ter sido o filme mais falado das últimas semanas não foi o suficiente para ver Saltburn na lista de indicados. Nem pelas atuações de Barry Keoghan e Rosamund Pike, ou o roteiro de Emerald Fennell (já vencedora da categoria), ou até mesmo a elogiada fotografia do longa. Mas duvido que não tenha uma piada com banheiras na cerimônia...
O elenco de Segredos de um Escândalo
May December (no original) conseguiu uma vaga na disputa de roteiro original, mas somente isso. Nada para as já vencedoras do Oscar, Natalie Portman e Julianne Moore, nem para a grande revelação do filme, Charles Melton - que chegou a ganhar alguns prêmios do circuito como ator coadjuvante.
Animações que ficaram de fora
Muita gente está lamentando a ausência de As Tartarugas Ninja: Caos Mutante na categoria de animação, já que foi um dos projetos mais elogiados de 2023. Por outro lado, mas menos surpreendente, a Disney foi deixada de lado e Wish ficou fora da disputa, nem conseguiu entrar na lista de pré-indicados a melhor canção. Outro golpe duro para o estúdio foi ver que seu curta animada, Era uma Vez em um Estúdio também foi esnobado.
A Cor Púrpura
Aguardado remake musical do filme vencedor do Oscar, parece que a nova versão de A Cor Púrpura não fez o burburinho necessário. Fora da categoria principal e até mesmo de melhor canção, o filme só conseguiu uma vaga para Danielle Brooks, como atriz coadjuvante - mas nada para Fantasia Barrino ou Taraji P. Henson. Já Colman Domingo foi indicado por seu outro filme na temporada, Rustin.
Priscilla
Nada de indicações para o novo filme da oscarizada Sofia Coppola, que não conseguiu embarcar no sucesso de Elvis na edição passada. Nem mesmo em questões técnicas que chamam a atenção no projeto, como figurino e maquiagem, mas também para Cailee Spaeny - que chegou a ganhar prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.
Todos Nós Desconhecidos
O filme ainda não estreou no Brasil, mas quem conferiu Todos Nós Desconhecidos no Festival do Rio sabe que Andrew Scott e Paul Mescal entregam grandes performances nesse melancólico longa. A gente já imaginava que era uma chance pequena, mas custava nada sonhar!
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!