Aos 39 anos de idade, após uma curta carreira como jogador profissional de futebol americano, o ator John David Washington parece ter decidido seguir os passos de seu pai Denzel Washington nos sets de filmagem de Hollywood, construindo uma filmografia cada vez mais sólida.
Herói enigmático do fascinante Tenet, de Christopher Nolan, e protagonista do recente Resistência, de Gareth Edwards, ele também teve uma atuação impressionante ao lado de Zendaya no drama Malcolm & Marie, de 2021.
Mas foi em 2018, com o longa-metragem Infiltrado na Klan, de Spike Lee, que John David Washington realmente chamou a atenção do público. Mas, ao contrário do que se possa pensar, esse filme, que ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes, não foi a primeira colaboração entre o ator e o diretor de Faça a Coisa Certa.
Na verdade, 26 anos antes, quando ele tinha apenas oito anos de idade, foi diante da câmera de Spike Lee que o jovem John David Washington deu seus primeiros passos no cinema. Houve uma breve cena dele no final do filme Malcolm X, no qual seu pai, Denzel, interpretou o papel principal.
Nos minutos finais do filme, enquanto uma professora comemorava o aniversário do famoso ativista político dizendo a seus alunos que “todos eram Malcolm X”, vários alunos afro-americanos se levantaram em frente à câmera e se revezaram declamando “Eu sou Malcolm X”. John David Washington foi o primeiro deles.
“Eu era uma criança pequena e não conseguia dizer mais do que três palavras: ‘Eu sou Malcolm X’. Era minha única fala, e eu a dizia com paixão”, disse o ator à CNN muitos anos depois.
Depois desse pequeno papel, John David Washington esperou até 2015 para entrar em um set de filmagem novamente. Nesse caso, a série Ballers, na qual ele interpretou um jogador de futebol americano profissional ao lado de Dwayne Johnson.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!