O Destino de Haffmann mergulha o espectador na Paris de 1941. François Mercier (Gilles Lellouche) é um homem comum cuja única ambição é formar uma família com a mulher que ama, Blanche (Sara Giraudeau).
Ele também trabalha para um talentoso joalheiro, o Sr. Haffmann (Daniel Auteuil). Mas, diante do avanço da ocupação nazista na França, os dois homens não têm escolha a não ser entrar em um acordo, cujas consequências, com o passar dos meses, virarão seus destinos de cabeça para baixo.
Intenso, comovente e interpretado com maestria pelo trio de atores, o filme de drama histórico é adaptado da aclamada peça de teatro Adieu Monsieur Haffmann, escrita por Jean-Philippe Daguerre, que ganhou 4 Molières (prêmio francês de teatro) em 2018. O diretor Fred Cavayé e Daguerre são amigos há mais de vinte anos. Cavayé, que queria retratar os colaboradores durante a ocupação alemã, tomou algumas liberdades com a peça.
“O texto era realmente ótimo, mas eu queria levá-lo para outro lugar. Jean-Philippe me deu permissão para fazer isso, oferecendo-me toda a liberdade possível”, disse o cineasta. “Assim, mantive o ponto de partida [da peça] e desenvolvi os personagens de forma diferente, especialmente François.”
Em 2022, o AdoroCinema entrevistou o ator Gilles Lellouche, que falou sobre seu trabalho no filme. “Achei o roteiro lindo, muito bem construído. Eu sempre gostei muito de huis clos [algo como 'portas fechadas'] no cinema, apesar de ser um gênero que fazemos cada vez menos. Eu realmente queria interpretar um bastardo”, comentou.
“Na França, durante a Segunda Guerra Mundial, havia muitos caras como François. E a História é algo que se perpetua. Se pararmos de contá-la, vamos esquecê-la! Então, eu queria dar vida a esse homem comum, que abriga muitos complexos e que cai no lado errado da História.”
O filme foi um sucesso de bilheteria na França quando foi lançado em 2021 e atualmente pode ser assistido no Brasil pela Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!