Um dos títulos mais icônicos de Hollywood dos anos 80, Os Caça-Fantasmas deixou sua marca na cultura popular. Mas nem todos conhecem a versão original – e com um orçamento exorbitante – idealizada pelo ator Dan Aykroyd, que evoluiu até se tornar o clássico que todos conhecemos.
Lançado em 1984, o filme acompanha a história de três parapsicólogos interpretados por Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis, que passam a oferecer seus serviços de caçadores de fantasmas para os moradores de Nova York – esta última parte é a grande diferença entre a ideia original e a versão que vimos no cinema.
A primeira visão do filme desenvolvida por Dan Aykroyd foi intitulada Ghost Smashers (algo como “esmagadores da fantasma”) e se passaria no espaço sideral, com uma aventura muito mais sombria que incluía equipamentos militares, magia e viagem no tempo.
Caça-Fantasmas no espaço?
Na mente de Aykroyd, Ghost Smashers era originalmente uma aventura épica repleta de efeitos especiais, co-estrelada por seu amigo John Belushi, que interpretaria Peter Venkman. A história apresentava os caçadores trabalhando para um ser interdimensional chamado Shandor e a trama central girava em torno do icônico Zuul, acidentalmente preso nesta dimensão, e Gozer, seu dono, tentando recuperá-lo para devastar o mundo.
A proposta de Aykroyd não conhecia limites – de viagens no tempo a batalhas contra – e essa ambição, é claro, esbarrou em uma outra questão importante: um orçamento altíssimo, de mais ou menos 300 milhões de dólares.
Tragédia no caminho
A morte de John Belushi antes de o roteiro ser concluído foi um golpe devastador para Aykroyd, que apresentou o roteiro a Bill Murray, outro astro do humorístico Saturday Night Live, que ficou entusiasmado com a ideia e ajudou a impulsionar o projeto diante dos investidores.
No entanto, a abordagem original de Ghost Smashers era impraticável. Ivan Reitman, o diretor do filme, inicialmente não viu potencial no roteiro original de Aykroyd, que descreveu como "cheio de ação, mas carente de desenvolvimento de personagem e humor”.
Com a aprovação do estúdio Columbia Pictures para reescrever a história (e com um orçamento mais realista de 30 milhões de dólares), a transformação foi radical. Espaço e viagem no tempo foram descartados, dando lugar a Nova York.
Os equipamentos militares e varinhas mágicas foram substituídos pelos icônicos uniformes e mochilas de prótons e o tom sombrio inicial foi equilibrado com o humor, transformando Os Caça-Fantasmas na comédia de aventura que se tornou um fenômeno cultural e continua, até hoje, rendendo frutos no cinema.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!