Duna: Parte 2, do cineasta Denis Villeneuve, chega em breve aos cinemas brasileiros, e nunca é demais relembrar que em 1984, David Lynch já havia realizado sua versão do romance de Frank Herbert, com Duna. O "clássico cult" nunca recebeu uma sequência, e a franquia só foi retomada (e reimaginada) por Villeneuve em 2021. Contudo, o que parecia ser uma história superada, ganhou uma reviravolta, no mínimo, interessante.
A revista norte-americana Wired revelou na última semana, detalhes sobre um rascunho inacabado para a sequência de Duna, de David Lynch: “Dune Messiah”. Descoberto por Max Evry, autor de "A Masterpiece in Disarray: David Lynch's Dune. An Oral History", a partir de arquivos da California State University, tal documento ficou desaparecido por quase quatro décadas.
O cineasta já havia declarado que, de fato, escreveu metade do roteiro para uma sequência. Todavia, o mesmo revelou no livro "Lynch on Lynch" de 1997: "Escrevi metade de um roteiro para o segundo Duna. Eu realmente me interessei, mas não é uma grande história."
“Para mim, este filme é muito melhor que a Parte Um”: Denis Villeneuve defende Duna - Parte Dois, enquanto já prepara a terceira parcela da franquiaUm grande filme que não existiu
Duna não é considerado, exatamente, um ponto alto de Lynch, além de ter sido um fracasso de bilheteria. Tais fatores colaboraram para a interrupção do que poderia ter sido, à época, uma franquia de filmes baseada nos seis livros do universo de Duna. Mas, Max Evry parece discordar:
"Enquanto escrevia este artigo, procurei Lynch para comentar, já que seu roteiro de Duna II nunca havia sido discutido publicamente em detalhes. Ele afirmou, por meio de um assistente, que ‘meio que se lembra de ter escrito algo, mas não se lembra de ter terminado’. E Duna é ‘um fracasso aos seus olhos e não é um bom momento em que ele goste de pensar ou falar’. Ele, educadamente, se recusou a falar comigo" (Via: Wired).
No artigo publicado na Wired, Max Evry tece elogios ao roteiro de Lynch, que nunca viu a luz do dia. E afirma categoricamente, se tratar de algo que supera o próprio romance original. Infelizmente, os fãs terão que escolher, sem muitas provas disponíveis, em quem acreditar: no jornalista, ou no cineasta - o rascunho, dificilmente, será divulgado para o público em geral tirar suas próprias conclusões.
É possível assistir Duna (1984) no Prime Video. Já Duna: Parte 2, de Denis Villeneuve, estreia em 29 de fevereiro, nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!