O cinema nacional é tão prolífico quanto qualquer outro - e erra quem dizer que ele se resume a gênero x ou y. Com uma vasta gama de produções emblemáticas, das quais Cidade de Deus, O Auto da Compadecida e Madame Satã são notórios exemplos, os projetos contemporâneos também estão recheados de histórias potentes sobre este país continental.
Nesta segunda-feira (15), a TV Globo deve apresentar uma dessas narrativas recentes do audiovisual brasileiro com Pureza, cinebiografia estrelada por Dira Paes. Baseado na história real de Pureza Lopes Loyola, a trama acompanha uma mãe solo que mora com seu filho, Abel (Matheus Abreu), em uma pobre região do Maranhão. Descontente com a vida que levam, o jovem resolve deixar o local para buscar emprego em um conhecido garimpo, com a promessa de dar uma vida melhor para a matriarca.
Após meses sem notícias do filho, Pureza resolve sair em busca do rapaz. Durante a jornada, ela encontra uma fazenda que emprega um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais, a famosa escravidão moderna. Ainda à procura do filho, ela passa a trabalhar neste lugar, testemunhando o tratamento brutal sofrido pelos empregados, além do desmatamento ilegal de florestas. Lutando contra um sistema perverso e poderoso, esta batalhadora mulher enfrentará a tudo e todos que ficarem à sua frente, sempre com uma fé religiosa inabalável e a esperança de encontrar o filho.
“Pureza é um filme sobre uma abolicionista, e sobre uma mulher brasileira que muita gente conhece uma igual: evangélica, muito religiosa; uma mãe; e uma mulher muito corajosa e determinada dentro dos seus propósitos. Sei que muitas Purezas existem por aí e são anônimas, vindo o filme exatamente para lançar luz sobre elas”, disse Dira Paes em entrevista ao AdoroCinema.
Pureza: Conheça o novo filme brasileiro baseado em impressionantes fatos reaisPara a produção do longa, a atriz teve contato com a protagonista real desta história, a Dona Pureza. As duas se conheceram em meio às filmagens do longa e tiveram um momento muito especial juntas. “Quando fui conhecer a Pureza em Bacabal, onde ela mora, no estado do Maranhão, teve um encontro lindo que, ao longo do dia, os vizinhos descobriram que eu estava lá, começando a ir para casa dela para me ver. Foi aí que ela falou: ‘Você é famosa?’. Eu consegui ter um contato com essa Pureza que estava me tratando como uma pessoa normal”, contou a atriz ao veículo.
Indicado ao Grande Prêmio Brasileiro 2023, o longa de Renato Barbieri será exibido nesta segunda-feira (15) após o Big Brother Brasil 24, às 23h35.