Christopher Nolan trouxe um novo brilho às adaptações cinematográficas da DC, que até então eram confusas. Ele retratou o Batman como um super-herói sério e, para os padrões dos quadrinhos, realista. Talvez tenha sido isso que fez com que a trilogia do Cavaleiro das Trevas fosse tão bem-sucedida e a incrível arrecadação de 2,4 bilhões nas bilheterias.
Nasce o Cavaleiro das Trevas
Quando criança, Bruce Wayne testemunha o roubo e o assassinato de seus pais, um trauma que ainda o atormenta quando adulto. O herdeiro milionário (Christian Bale) viaja sem rumo até encontrar as figuras misteriosas R'as al Ghul (Ken Watanabe) e Ducard (Liam Neeson) no Tibete. Lá, ele aprende artes marciais ninja, mas retorna a Gotham City após o treinamento.
Como o Batman mascarado, ele agora quer garantir a lei e a ordem. O técnico Lucius Fox (Morgan Freeman) o equipa com aparelhos sofisticados, enquanto o mordomo Alfred (Michael Caine) lhe dá apoio moral.
Com vigor renovado e um objetivo em mente, Batman limpa as ruas de Gotham, mas seu equilíbrio emocional logo é posto à prova novamente quando sua namorada de infância, Rachel Dawes (Katie Holmes), corre perigo de vida. Batman enfrenta adversários poderosos que espalham o medo e o terror na cidade grande.
Apesar do sucesso, trilogia Cavaleiro das Trevas não terá continuação
Batman Begins teve um orçamento de 150 milhões de dólares e arrecadou mais do que o dobro desse valor. Aparentemente, a notícia sobre o sucesso da produção se espalhou, pois o filme seguinte, O Cavaleiro das Trevas, ficou um pouco abaixo da marca de um bilhão, enquanto O Cavaleiro das Trevas Ressurge a quebrou. É claro que o estúdio gostaria de ter aproveitado a onda de sucesso por mais tempo, mas Christopher Nolan se recusou a fazer outra edição.
Ficou claro para ele desde o início que seu sonho seria realizado após uma trilogia e que não haveria motivo para uma quarta história. O ator principal, Christian Bale, apoiou a visão do diretor bem-sucedido e também rejeitou outra edição.
Nolan não tem intenção de retornar ao gênero de super-heróis. Em uma entrevista sobre seu filme Oppenheimer, que foi lançado no verão, ele respondeu à pergunta se faria outro filme de super-herói com um claro e conciso "não".
Batman Begins está disponível para streaming na HBO Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!