"Houston, temos um problema". Mesmo aqueles que não assistiram Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo provavelmente reconhecerão essa frase. A aventura estrelada por Tom Hanks conta a história de um verdadeiro desastre espacial que quase parece um documentário e foi indicado a nove Oscars.
Sobre o que é o drama Apollo 13?
Houston, 1970: A missão para a lua já está em uma condição desfavorável quando Jim Lovell (Tom Hanks) e sua equipe, composta por Fred Haise (Bill Paxton) e Ken Mattingly (Gary Sinise), são inesperadamente convidados a assumir o voo do foguete. Pouco antes da partida, Mattingly adoece e é substituído pelo inexperiente Jack Swigert (Kevin Bacon).
No início, tudo parece estar indo bem, mas no terceiro dia Lovell faz a famosa chamada de rádio: "Houston, temos um problema". A partir daí, começa a luta da tripulação pela sobrevivência.
A história real do voo da Apollo 13 é baseada nas memórias de Jim Lovell, que ele escreveu junto com Jeffrey Kluger no livro Lost Moon. O diretor Ron Howard filmou a história de forma extremamente realista e dedicou seu tempo para contar a pré-história e o treinamento com precisão antes da catástrofe no espaço, que colocou a vida deles em risco.
Steven Spielberg deu dica decisiva para a filmagem
Steven Spielberg já havia provado, no início dos anos 90, que podia dar vida aos dinossauros usando modelos de robôs e efeitos de computador que também pareciam enganosamente reais. Mas quando Ron Howard quis usar truques de filmagem para representar artificialmente a ausência de peso, Spielberg, entre todas as pessoas, o desaconselhou. Ele praticamente pediu a seu colega que filmasse na ausência de peso real.
Howard revelou isso na revista do Directors Guild of America. É claro que a equipe de filmagem não poderia simplesmente voar para o espaço, mas ele encontrou uma possibilidade durante um brainstorming com Steven Spielberg.
A aeronave KC-135 sobe e desce como uma montanha-russa, criando 23 segundos de ausência de peso. Depois que os atores e a equipe passaram por testes e treinamentos extensivos, a NASA autorizou a filmagem.
Quatro horas completas de filmagem foram gravadas na máquina, o que provavelmente não foi a experiência mais agradável para os envolvidos. O apelido carinhoso de "cometa de vômito", que eles deram ao processo, provavelmente diz tudo. Mas a filmagem difícil valeu a pena, pois o resultado é um filme realista que estabeleceu padrões para as aventuras espaciais posteriores.
Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo está disponível para streaming no Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!