Em 2023, com o lançamento de Aquaman 2: O Reino Perdido, uma etapa do cinema de super-heróis chegou ao fim. Uma década após a estreia de O Homem de Aço, de Zack Snyder, o Universo Estendido da DC chegou a um fim abrupto após inúmeros altos e baixos criativos e logísticos, entre os quais, curiosamente, destacam-se dois projetos paralelos à narrativa em larga escala.
O primeiro deles, que lançou uma luz fundamental para o que será lançado sob o rótulo “Elseworlds”, assim que a nova fase da Distinta Concorrência começar sob o comando de James Gunn, foi o fantástico Coringa, de Todd Phillips. O filme de 2019, estrelado por Joaquin Phoenix, permitiu a moldagem do segundo projeto: The Batman, de 2022.
The Batman, dirigido por Matt Reeves, traz uma história de três horas de duração que transcende o rótulo de filme de super-herói. O filme captura toda a essência do personagem principal em um coquetel a meio caminho entre uma aventura de ação e um suspense, que se destaca como uma espécie de neo-noir de títulos como Zodíaco ou Se7en - Os Sete Crimes Capitais, de David Fincher.
Contra todas as probabilidades, um dos grandes sucessos do filme está em seu elenco em geral, no qual Colin Farrell, Zoe Kravitz e Paul Dano brilham como o Pinguim, a Mulher-Gato e o Charada, respectivamente, e em Robert Pattinson em particular, que mais uma vez se reafirmou como um dos grandes atores em atividade com seu Bruce Wayne sujo e particularmente atormentado.
Além disso, é fundamental elogiar o trabalho impecável em todos os departamentos. A encenação de Matt Reeves é digna de elogios e seu trabalho como diretor e roteirista equilibra perfeitamente ação e suspense. E, acima de tudo, a cinematografia de Greig Fraser dá à produção a embalagem necessária com um tratamento de cor, textura e claro-escuro somente ao alcance dos melhores DOPs.
Se adicionarmos a trilha sonora épica de Michael Giacchino à fórmula, o resultado não é apenas um dos melhores filmes de super-heróis de todos os tempos, mas também uma das grandes joias do ano de 2022, que conseguiu arrecadar 771 milhões de dólares em todo o mundo.
Se você ainda não assistiu ao filme, The Batman está atualmente disponível na HBO Max e no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!