Parece que Zack Snyder ficou querendo mais drama na sala de edição, depois do cansativo caminho percorrido nos últimos anos que terminou em sua versão de quatro horas de Liga da Justiça – e em sua posterior reedição em preto e branco que, por sinal, é ainda melhor.
O diretor lançou há um mês seu épico espacial Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo na Netflix, uma produção que mais uma vez abriu uma batalha entre seguidores e detratores nas redes sociais. Até agora, nada fora do comum, mas o cerne da questão vem após a entrevista de Snyder para a Associated Press.
Um novo SnyderCut?
Na entrevista, o diretor deixou escapar que o filme de Rebel Moon que vemos na plataforma não tem praticamente nada a ver com a versão original que ele idealizou – e, ao que parece, filmou –, pensada para ter classificação R (para adultos) e não PG-13 nos EUA (equivalente à classificação indicativa de 12 ou 14 anos no Brasil), como acabou sendo.
Não se trata de uma ‘versão estendida’ do filme. É quase um filme diferente. [A versão censurada] vive em um universo quase diferente em comparação com esse filme
No entanto, Zack é compreensivo e, nesse caso, ele estava totalmente ciente de que o tamanho do projeto exigia uma classificação etária que permitisse atingir o público mais amplo possível.
“Há algo quase filosófico em lançar uma versão do diretor de um filme antes de terminar essa versão. Todos os meus cortes de diretor existem como uma resposta ao que fui obrigado a remover da versão para o cinema. Com [Rebel Moon], essa exigência nunca foi feita.
Sabíamos que seria um filme para maiores de 13 anos. No fundo, eu sempre quis que ele fosse classificado como R, mas você está ciente da escala e do custo de um filme e diz: ‘Bem, não é 100% responsável ter essa exigência’.”
Agora resta saber se – e quando – poderemos ver uma versão completa de quatro horas de Rebel Moon para maiores de 18 anos.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!