Em muitas cidades brasileiras, já é Carnaval! A maior festa popular do país reúne milhões de pessoas que buscam por momentos de alegria e diversão, mesmo em tempos difíceis.
É claro que uma celebração tão emblemática como o Carnaval inspirou várias produções audiovisuais, estudos e livros. É por isso que o AdoroCinema destaca, a seguir, 6 dicas de livros e filmes sobre o Carnaval para antes de cair na folia em fevereiro! Fique por dentro, abaixo!
# 1 - Estou me guardando pra quando o Carnaval chegar
Respiro. Essa é a palavra que define o momento em que o Carnaval chega em Toritama, uma pequena cidade do Agreste pernambucano. Conhecida como a capital do jeans, seus moradores levam uma rotina de trabalho sem hora para acabar, produzindo jeans em fábricas nos quintais de casa. O único momento em que o barulho das máquinas deixam de ser a trilha sonora de Estou me guardando para quando o Carnaval chegar é quando o Carnaval estaciona.
# 2 - O país do Carnaval, Jorge Amado
O país do Carnaval é o primeiro romance de Jorge Amado, autor de Tieta, Gabriela e outros clássicos da literatura brasileira. Neste romance, ele apresenta Paulo Rigger, um filho de fazendeiros que, ao terminar os estudos em Paris, retorna a um Brasil que agora lhe parece estranho e alienado pelo maior feriado nacional.
# 3 - Ó Pai Ó
Ó Paí, Ó mostra o cotidiano de um cortiço no centro histórico do Pelourinho, no qual a paixão pelo Carnaval é a maior identificação que os moradores compartilham uns com os outros. No último dia de Carnaval, essas vidas se entrelaçam por meio da música, da arte e da criatividade.
# 4 - O corpo encantando das ruas, Luiz Antonio Simas
Se tem alguém que sabe muito sobre rua e sobre Carnaval, é Luiz Antonio Simas. O historiador apaixonado pela riqueza da cultura popular reúne crônicas sobre saberes, práticas, festas e modos de vida de culturas que não são domadas pelo padrão.
# 5 - Damas do samba
Qual o lugar da mulher no samba carioca? No documentário dirigido por Susanna Lira, vemos que são muitos. Compositoras, intérpretes, passistas, musas, tias, madrinhas e o que der. É claro que é no Carnaval em que todas essas representações se manifestam em seu ápice.
# 6 - Samba de enredo: História e arte
Alberto Mussa e Luiz Antonio Simas analisam sambas-enredos de vários carnavais para falar sobre memória. Por meio de uma análise cativante, os dois destrincham minuciosamente a relação das letras das músicas que embalaram desfiles com a história social e política do Brasil.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!