Nesta semana Steven Yeun obteve um destaque merecido depois que a minissérie Treta varreu os prêmios no Globo de Ouro 2024. Conhecido por seu marcante personagem em The Walking Dead, o ator também brilha nas telas no cinema em obras como Okja e Minari, mas existe um de seus projetos que poucos devem conhecer.
Estamos falando de Um Dia de Caos (Mayhem), uma ação intrigante dirigida por Joe Lynch (Knights of Badassdom) lançada em 2017. A trama se apoia em um aspecto comum do cotidiano: o trabalho e o estresse que o mundo corporativo é capaz de gerar em qualquer um. Na história escrita por Matias Caruso, um vírus perigoso se espalha em um escritório, fazendo com que os trabalhadores externem seus impulsos mais selvagens.
Antes de ser oficialmente confirmada, essa estrela de Hollywood decidiu abandonar elenco de ThunderboltsNesta empresa, Yeun interpreta Derek Cho, um advogado que acaba sendo vítima de uma armação e é demitido injustamente no dia exato em que a misteriosa infecção domina o escritório. Preso no prédio em quarentena junto de todas as outras pessoas presentes no local, ele é forçado a lutar não só pelo seu emprego, mas contra os ataques ferozes dos colegas de trabalho que estão completamente fora de controle.
Neste meio tempo ele encontra Melanie, uma cliente insatisfeita interpretada por Samara Weaving, e ensandecidos pelo vírus eles unem forças para se vingar do CEO da empresa, dando início a uma busca sangrenta - que em dados momentos é desacelerada com alívios cômicos - pelo ambiente de trabalho que agora se transformou em um ringue de luta tomado pela selvageria.
O longa de apenas uma hora e meia foi gravado em impressionantes 25 dias e segundo o diretor, foi seu filme mais pessoal, principalmente pela forma com que se identificou com o roteiro. Em entrevista ao Collider, Lynch também falou sobre ter se inspirado em Como Eliminar Seu Chefe (9 to 5), comédia de 1980 de Colin Higgins, onde três funcionárias se juntam para se livrar do chefe sexista, egoísta e mentiroso. “Eu olho para o filme agora e penso: Estávamos nos preparando para fazer uma comédia” disse ele.
Já Yeun aproveitou a oportunidade para poder colocar seu próprio estresse para fora através de sua atuação e confessou ter até se sentindo relaxado depois de interpretar o advogado. “Eu também queria explorar todas as profundezas da minha raiva e foi uma ótima maneira de vivenciar isso de uma forma não tão séria” disse o ator em entrevista ao Entertainment Weekly.
Além disso, também teve um outro motivo que fez o ator aceitar o papel: “Achei o filme divertido e queria experimentar como era ser protagonista”. Steven complementou que não tem estratégias para escolher o que irá fazer. “Eu vi o roteiro e pensei ‘parece divertido, parece algo que as pessoas provavelmente nunca viram antes’, mas, além disso, parece um bom momento para mim, então simplesmente fiz”.
Com avaliação de 85% no Rotten Tomatoes, o filme foi definido por alguns como “Uma experiência incrivelmente catártica e divertida para quem já trabalhou em um escritório”, além de “alto, violento e assumidamente impetuoso”. No entanto a má notícia é que Um Dia de Caos não está disponível para streaming no Brasil e com certeza deveria ser uma aposta das plataformas, não é mesmo?!
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!