Logo após o projetor ser criado pelos irmãos Lumière, o cinema passou por momentos de reinvenção e de grande investimento, tendo produções em curta-metragem e até mesmo longas anos depois. Um dos filmes mais marcantes da época foi Viagem à Lua de Georges Méliès que conta com 14 minutos de duração.
Inspirado no livro do escritor francês Júlio Verne, Da Terra a Lua, o curta-metragem serviu como inspiração para filmes modernos como As Invenções de Hugo Cabret, além de estampar camisas, capas de livros, pôsteres de amantes do cinema e muito mais, sendo presente até os dias de hoje.
Quem foi Georges Méliès?
Marie Georges Jean Méliès foi um ilusionista e cineasta francês conhecido mundialmente por roteirizar e produzir o primeiro filme de ficção científica do mundo, Viagem à Lua de 1902 e Viagem pelo Impossível (Voyage à travers l'impossible) de 1904.
A frente do seu tempo, Georges Méliès foi pioneiro em diversas técnicas usadas hoje em comerciais, filmes e em diversas produções cinematográficas, técnicas como o uso de storyboard, stop-motion, exposições múltiplas, câmera rápida, dissoluções de imagem, e posteriormente lançou filmes coloridos.
Qual é o enredo de A Viagem à Lua?
Em meio a reuniões, um grupo de cientistas buscam estratégias para levá-los à lua e assim fazer descobertas fora do planeta Terra. Com os planos já elaborados, os cientistas juntamente com engenheiros decidem então projetar a espaçonave que fará a viagem.
Com tudo pronto, o grupo começa então a viagem, porém, acabam se chocando com o olho da lua. Mas apesar da aventura, eles decidem dormir por uma noite e pela manhã partem para a exploração do local. Tudo parece ir bem, até que o grupo é feito de prisioneiro pelos habitantes da Lua.
Os cientistas são mais espertos que os alienígenas e conseguem escapar e voltar para Terra, onde são recebidos com festas e celebrações, onde contam a aventura que viveram ao explorar o universo.
Como o filme foi gravado na época?
Georges Méliès foi responsável por roteirizar e dirigir o curta-metragem que com ajuda do seu irmão, tiraram os planos do papel e fizeram um dos primeiros filmes do mundo.
Na época era comum que os filmes fossem gravados na rua ou até mesmo em ambiente fechado, porém, Méliès decidiu ir além e investiu no primeiro estúdio de cinema, onde foi gravado o curta-metragem.
Os processos eram parecidos com os de hoje, os atores contratados gravavam as suas partes com o auxílio da câmera Porém, a inovação começa no uso de fundos desenhados, efeitos especiais como pirotecnia para explosões e acidentes e dupla exposição que era adicionado no filme durante as gravações, pois na época não era comum a edição.
Distribuição o curta-metragem
Acredita-se que Méliès tinha a intenção de distribuir o filme nos Estados Unidos e lucrar com a exibição do curta-metragem. Porém, o presidente dos EUA, Thomas Edison fez cópias da produção e distribuiu pelo país sem autorização do cineasta, fazendo com que Georges nunca tivesse lucro sob o próprio filme.
Confira itens para amantes do cinema
Da Terra à Lua, Júlio Verne
Da Terra à Lua é a primeira história da exploração espacial escrita. Foi publicada em 1865 e apresenta, de maneira surpreendente, conjectura científica precisa. Quando os membros do Baltimore Gun Club veteranos de guerra entediados decidem embarcar em um projeto para atirar na lua, começa a corrida para arrecadar dinheiro, superar desafios de engenharia e convencer os detratores de que eles não são Lunáticos. Encontre na Amazon por R$ 18,07.
Camiseta Feminina Viagem À Lua, Studio Geek
Versátil para todos os momentos, a camiseta inspirada no curta-metragem de A Viagem à Lua é o presente perfeito para quem ama cinema. Com ele é possível dar um toque especial ao visual. Encontre na Amazon por R$ 99,90.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!