Em 1927, Alfred Hitchcock decidiu aparecer diante do público em O Inquilino em uma tomada, de costas, pegando um telefone. Na época, isso tinha um sentido utilitário, de preenchimento, mas depois se tornou um elemento fundamental em sua filmografia.
O diretor espião dos próprios personagens foi uma ideia brilhante, mas ele acabou descartando suas participações especiais nos primeiros minutos do filme para que o público pudesse se concentrar na trama. Mais tarde, alguns diretores seguiram o exemplo, tal como Peter Jackson.
Comendo cenouras
Jackson apareceu pela primeira vez em Trash - Náusea Total, de 1987, interpretando três personagens, mais como uma consequência da falta de orçamento do que como uma piscadela para o espectador. Mas ele pegou gosto pela atuação e também fez participações especiais em Fome Animal, Almas Gêmeas, King Kong, Os Espíritos e, é claro, em suas duas grandes trilogias de J.R.R. Tolkien.
De fato, em cada um dos filmes de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, ele interpreta um personagem diferente, ou pelo menos é o que se diz. Mas isso não é verdade. Em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, de 2001, Jackson aparece como um homem comendo uma cenoura ao sair de uma pousada. O nome dele é Albert Dreary e, por mais que você o procure nos livros originais, você não o verá.
No entanto, ele é um personagem que ainda faria outra aparição em O Hobbit: A Desolação de Smaug, em 2013, comendo sua respectiva cenoura.
Albert Dreary não é canônico, mas é tão popular entre os fãs que também apareceu no videogame LEGO da saga e foi incluído no jogo de RPG O Senhor dos Anéis. Será que o veremos novamente em O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder? Esperamos que sim.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!