Oppenheimer, aclamado filme de Christopher Nolan, coloca Cillian Murphy no complexo papel de, J. Robert Oppenheimer, físico teórico que foi um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da bomba atômica. O longa de Nolan acompanha a vida e carreira do protagonista, que também teve um final trágico na vida real.
Oppenheimer é ambientado na Segunda Guerra Mundial e acompanha J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama acompanha ele e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Oppenheimer teve um final trágico na vida real
O hábito de fumar, que quem assistiu Oppenheimer percebeu no protagonista interpretado por Cillian Murphy, rendeu problemas para J. Robert Oppenheimer na vida real. Ele morreu de câncer na garganta em 1967, aos 62 anos de idade, depois de passar por uma cirurgia e tratamento de radiação e quimioterapia que não tiveram sucesso.
O filme de Christopher Nolan também foca bastante no lado trágico da vida de Oppenheimer antes mesmo de sua morte. Pois, ao mesmo tempo que ele foi considerado um herói nacional pela bomba atômica, ele acabou sendo fortemente perseguido politicamente ao se posicionar contra o desenvolvimento da bomba de hidrogênio.
Mas, principalmente, ele lutou contra si mesmo pela responsabilidade de sua própria criação. Enquanto a bomba atômica era um objetivo importante para a resolução da Segunda Guerra Mundial, ela também resultou nas tragédias de Hiroshima e Nagasaki, e realmente mudou o curso do mundo para sempre – como o próprio Nolan reflete.
“Nunca tinha visto isso”: Cillian Murphy se surpreendeu com decisão de Christopher Nolan em Oppenheimer (Entrevista)"Sua história é central para a maneira como vivemos agora e para a maneira como viveremos para sempre. Mudou absolutamente o mundo de uma forma que ninguém mais mudou o mundo... Ele deu ao mundo o poder de se destruir. Ninguém fez isso antes... Para o bem ou para o mal, acredito realmente que ele é uma das figuras mais claramente ambíguas da história", disse Christopher Nolan ao New York Times.
Oppenheimer está disponível nas plataformas digitais para compra e aluguel.