Neste primeiro domingo do ano, 7 de janeiro, aconteceu a 81ª edição do Globo de Ouro em cerimônia recheada de artistas de Hollywood, na Califórnia, Estados Unidos. A disputa Barbieheimer já ganhou seus primeiros contornos no bloco inaugural, após Angela Basset e Jared Leto anunciarem Robert Downey Jr. como o vencedor de Melhor Ator Coadjuvante em Filme.
A disputa ainda contava com Willem Dafoe e Mark Ruffalo por Pobres Criaturas, Robert De Niro por Assassinos da Lua das Flores, Ryan Gosling por Barbie e Charles Melton por Segredos de Um Escândalo.
A vitória do ator na categoria, por seu papel em Oppenheimer, mostrou que o filme provavelmente não ficará apenas na lista de mais indicados, mas também no grupo dos vencedores. No longa mais ousado de Christopher Nolan, o eterno Tony Stark interpreta o empresário americano e oficial naval Lewis Strauss, um dos maiores defensores do sigilo sobre o progresso com armas nucleares. Durante a narrativa, ele é um dos antagonistas de Oppenheimer, principalmente na forma como ambos pensavam sobre as consequências da produção de armas nucleares.
O longa acompanha a vida de J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), físico teórico da Universidade da Califórnia e diretor do Laboratório de Los Alamos durante o Projeto Manhattan - que tinha a missão de projetar e construir as primeiras bombas atômicas. A trama segue o físico e um grupo formado por outros cientistas ao longo do processo de desenvolvimento da arma nuclear que foi responsável pelas tragédias nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Robert Downey Jr. ficou sem nada e temia se tornar um péssimo ator após Homem de Ferro: Oppenheimer prova o contrárioApesar do Globo de Ouro não ser um termômetro para o Oscar, como muitos dizem, o nome de Robert Downey Jr. ganha força nas apostas de maior festa do cinema hollywoodiano, na categoria de Melhor Ator Coadjuvante. Mesmo que não seja um indício de que ele ganhará uma estatueta de ouro, sua vitória com certeza colabora com essa possibilidade - somando-se, claro, a outras honrarias.
Atualmente, Oppenheimer pode ser visto em plataformas de compra ou aluguel digital. Enquanto a temporada de premiações está no início, ainda há muito chão até chegarmos à cerimônia do Oscar 2024, que acontece em 10 de março.