A temporada de premiações começou com tudo. Na noite deste domingo, na Califórnia, Estados Unidos, a cerimônia do Globo de Ouro 2024 foi realizada. Após um período prolífico para a indústria hollywoodiana, chegou, enfim, o primeiro grande embate televisionado do fenômeno Barbieheimer.
Em primeiro lugar, é possível dizer que Barbie estava na frente de Oppenheimer nas oportunidades de conquistar uma estatueta: foram 9 indicações para o filme de Margot Robbie contra as 8 nomeações do projeto mais audacioso de Christopher Nolan. Todavia, é preciso citar que eles não estavam competindo apenas entre si nas categorias principais, de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Comédia/Musical.
Além disso, a disputa entre os projetos figurou apenas um aspecto da premiação toda, já que eles também estavam na corrida ao lado de sucessos como Maestro, Pobres Criaturas, Assassinos da Lua das Flores e Vidas Passadas. Os filmes de Cillian Murphy e Ryan Gosling estavam juntos apenas nas seguintes categorias: Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Realização Cinematográfica e em Bilheteria - esta última tendo a sua estreia no evento de hoje.
Colocados tais pontos na mesa, pode-se dizer que o grande vencedor da noite entre os dois, em termos gerais, foi Oppenheimer. Foram 5 vitórias para a cinebiografia do pai das bombas atômicas diante de 2 prêmios para Greta Gerwig. Nas categorias que de fato competiam entre si, os números são esses: 1 para Barbie e 2 para Oppenheimer.
Oppenheimer em 3º lugar: Estas foram as 10 maiores bilheterias no cinema em 2023Abaixo, confira os prêmios de cada filme:
Barbie: Melhor Canção Original e Melhor Realização Cinematográfica e em Bilheteria.
Oppenheimer: Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Diretor, Melhor Ator de Filme de Drama e Melhor Filme de Drama.
Deixando de lado os aspectos mais competitivos, é interessante sempre pensar que, ao fim, os dois são vencedores pelo reconhecimento e por movimentar a indústria cinematográfica em 2023 de maneira singular. E, é claro, podemos dizer que o público também ganha, pois são duas histórias potentes para quem adora cinema. No mais: este é apenas o começo da temporada de premiações rumo a maior festa de Hollywood, o Oscar 2024.
Enquanto Barbie está disponível no catálogo da HBO Max, Oppenheimer pode ser assistido por compra ou aluguel digital.