Na semana passada, a revista Variety informou com exclusividade que Barbie irá competir pela indicação de Melhor Roteiro Adaptado no Oscar 2024, ao invés de Melhor Roteiro Original. A decisão provocou debates online e uma das pessoas que comentaram o assunto foi Judd Apatow.
Em publicação no X neste sábado (6), o diretor de Ligeiramente Grávidos e O Virgem de 40 Anos discordou do veredito da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. "É um insulto para os escritores dizer que eles estavam trabalhando com material existente. Não havia material ou história existente. Havia uma caixa transparente".
Segundo a Variety, cada órgão de premiação e grupo de votantes tem o próprio conjunto de regras para determinar em quais categorias de roteiro um filme pode se encaixar. No caso do Oscar, quaisquer produções com materiais ou personagens pré-existentes são avaliados como um texto adaptado.
Este foi o caso de Borat 2, Antes do Pôr do Sol e Toy Story 3, que, nas edições passadas, foram colocados na mesma categoria em que Barbie provavelmente entrará, já que seus protagonistas já tinham um histórico conhecido pelo público. No filme de Greta Gerwig, Barbie e Ken são criações pré-existentes da Mattel, além de fazerem parte da franquia de longa-metragens animados.
Enquanto o comitê executivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas considerará Barbie como roteiro adaptado, o Writers Guild of America designou o filme como uma obra original, permanecendo em tal categoria no WGA Awards 2024.
Vale mencionar que o filme está disputando diversas categorias no Globo de Ouro 2024, que acontece neste domingo (7) e será transmitido pela HBO Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!