A Cor Púrpura já tem data para retornar aos cinemas. A história, baseada no best-seller de Alice Walker, ganhou sua primeira adaptação cinematográfica em 1985, pelas mãos de Steven Spielberg - e estrelada por Whoopi Goldberg. O drama emocionante que acompanha a jovem Celie, também foi para os palcos. Mais precisamente, alcançando um lugar de prestígio na Broadway.
O remake A Cor Púrpura, de 2024, agora com Spielberg, Oprah Winfrey e Quincy Jones na produção, apresenta novamente a dramática história de Celie, desta vez vivida por Fantasia Barrino. A atriz repete o papel que já viveu nos palcos da Broadway. Todavia, tal familiaridade com a personagem, foi mais um obstáculo do que uma vantagem.
A Pequena Sereia e Branca de Neve se encontram fora da Disney: Halle Bailey e Rachel Zegler desabafam sobre ataques preconceituosos na internetFantasia Barrino, em entrevista à EW, revelou ter tido dúvidas se queria mesmo repetir seu papel em A Cor Púrpura, após já ter vivido Celie na Broadway. “O que eu senti e carreguei ao me colocar no lugar dela e interpretá-la, eu não estava pronta para voltar a isso”. Ainda em entrevista, desta vez para a People, Barrino disse que a experiência foi quase como "carregar minha cruz e a cruz de Celie. Eu não sabia como sair do personagem" desabafa.
![](https://br.web.img3.acsta.net/img/20/1d/201deeff8727e126dcff95e5e04791e8.png)
Não há dúvidas do quanto esta personagem pode ser difícil. Com apenas 14 anos, Celie foi violentada pelo pai, acabou se tornando mãe de duas crianças e foi imediatamente separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã. Celie, extremamente solitária, compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem).
Fantasia Barrino, ela mesma, também vítima de violência sexual no passado - conforme relatado em seu livro de memórias de 2005, Life Is Not a Fairytale - precisou lidar com o seu próprio trauma enquanto interpretava Celie. Então, ao ser convidada para reprisar o papel nos cinemas, Barrino hesitou: “Eu pensei: 'Não tenho certeza se posso fazer isso ou se quero'” (Via: EW).
"Pedi permissão": Steven Spielberg teve UM bom motivo para liberar nova adaptação de A Cor Púrpura a Oprah WinfreyNo entanto, como ela explica à EW, a sensibilidade do diretor Blitz Bazawule a convenceu. “Tive que fazer isso mais uma vez'”, lembra a atriz. Além de Fantasia Barrino, o elenco conta com os nomes de Halle Bailey, Taraji P. Henson, Danielle Brooks, Colman Domingo, entre outros - e uma participação da cantora H.E.R.
A estreia de A Cor Púrpura nos cinemas brasileiros está prevista para 8 de fevereiro. A versão de 1985 de A Cor Púrpura você encontra na HBO Max.
![A Cor Púrpura](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/24/02/06/13/52/5779296.png)
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!